Propranolol

Revisão de 19h20min de 20 de fevereiro de 2014 por Anonimo (Discussão | contribs) (Substituindo texto '[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4895&Itemid=128 Deliberação 192/CIB/11 de 22 de julho de 2011]' por '[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&)

Índice

Classe terapêutica

Antihipertensivo, antiarrítmico (Antagonista beta-adrenérgico não seletivo)

Nomes comerciais

Amprax, Antitensin, Hipernolol, Inderal, Polol, Pradinolol, Pranolal, Pressoflux, Pronol, Propacor, Propanolon, Proparil, Propramed, Propranol, Propranolom, Rebaten, Sanpronol

Principais informações

O propranolol é indicado no tratamento da hipertensão, angina pectoris, tremor essencial, arritmias, prevenção do infarto do miocárdio, enxaqueca e estenose subaórtica hipertrófica. É contra-indicado em casos de insuficiência cardíaca não-compensada, edema pulmonar, doenças severas das vias aéreas (asma ou DPOC) e gravidez [1].

Padronização no SUS

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento Propranolol, nas concentrações 10 e 40mg, é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ainda, este medicamento está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

Referências

  1. LACY, C. F.; ARMSTRONG, L. L.; GOLDMAN, M. P. Drug Information Handbook, 12 ed. Lexi Comp: EUA, 2004