Cápsula Endoscópica

Revisão de 21h36min de 30 de outubro de 2023 por Anonimo (Discussão | contribs) (Criou página com 'É exame não invasivo que por meio da tecnologia de Cápsula Endoscópica auxilia significativamente os médicos no diagnóstico de patologias do intestino delgado, produzind...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

É exame não invasivo que por meio da tecnologia de Cápsula Endoscópica auxilia significativamente os médicos no diagnóstico de patologias do intestino delgado, produzindo imagens em áreas de difícil acesso. O exame é feito com a ingestão da cápsula que carrega em seu interior, uma microcâmera capaz de fazer até 55 mil imagens para diagnóstico de doenças do intestino delgado. Esta cápsula permanece dentro do corpo do paciente para percorrer toda a extensão do intestino, que mede de 4 a 6 metros no adulto, por até 8 horas. O paciente fica ainda, com um cinturão preso ao corpo que carrega a bateria e um gravador, que armazena as imagens geradas e enviadas pelo dispositivo, juntamente com sensores aplicados à parede abdominal. A cápsula, que é revestida por material biocompatível resistente ao trato digestivo, é descartável. Ela é composta por um sistema de lentes, câmara de vídeo e bateria.

O procedimento é ambulatorial e, para sua preparação, a recomendação é que seja feito jejum de até 12 horas, e uma dieta com ingestão de líquidos, no decorrer do exame. O dispositivo ingerido, que mede 26 mm e pesa 4g, não causa nenhum incômodo para o paciente, sendo de fácil ingestão e eliminação.