Tiras para glicemia capilar
Índice
Classe terapêutica
Insumo
Nomes comerciais
Advantage, Active, Prestige, Optium, Performa
Principais informações
A glicemia (taxa de açúcar no sangue) tem oscilação constante nos diabéticos. Esta oscilação deve ser minimizada e para isso é necessário que se faça periodicamente exames glicêmicos. O ideal é o acompanhamento dos níveis de glicemia várias vezes ao dia, pois é através destas informações que o diabético vai se orientar para obter um controle ideal da doença.
A tira para glicemia capilar é o local onde se coloca a amostra de sangue, para a medição de glicemia por meio de aparelho digital.
Informações sobre o medicamento/alternativas
Cumpre informar que, a Lei nº. 11.347/2006 determina que o SUS deve fornecer gratuitamente os medicamentos e materiais necessários a aplicação das insulinas e monitoramento da glicemia capilar aos portadores de diabetes, que devem estar inscritos no Programa de Educação para Diabéticos. O Ministério da Saúde financia integralmente as insulinas NPH e Regular e os Estados e Municípios, financiam os insumos. Assim, o Sistema Único de Saúde disponibiliza os medicamentos: glibenclamida, metformina, gliclazida, as insulinas humanas NPH e Regular; e os insumos disponibilizados são seringas de 1ml, com agulha acoplada para aplicação de insulina; Tiras para glicemia capilar e lancetas para punção digital para os portadores de Diabetes mellitus inscritos no Programa de Educação para Diabéticos.
Informamos que as Tiras para glicemia capilar e glicosímetros (após pactuações realizadas na Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013 ) são de responsabilidade dos Municípios, que recebem o repasse do Estado para aquisição das mesmas. Ressalta-se que, assim como qualquer compra realizada pelos entes públicos, não existe especificação de marca dos insumos disponibilizados.