Abacavir, sulfato de

Revisão de 18h47min de 17 de novembro de 2015 por Anonimo (Discussão | contribs) (Criou página com ' == NOME DO MEDICAMENTO == Abacavir, sulfato de == NOMES COMERCIAIS == KIVEXA, LAFEPEABACAVIR, TRIOVIR, ZIAGENAVIR == REGISTRO NA ANVISA == SIM == CLASSE TERAPÊUTICA...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Índice

NOME DO MEDICAMENTO

Abacavir, sulfato de


NOMES COMERCIAIS

KIVEXA, LAFEPEABACAVIR, TRIOVIR, ZIAGENAVIR


REGISTRO NA ANVISA

SIM


CLASSE TERAPÊUTICA

Antirretroviral


INDICAÇÃO

Abacavir é indicado para uso em combinação com outros medicamentos de sua classe (denominada antirretrovirais) no tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV, em adultos e crianças[1].


MECANISMO DE AÇÃO

Inibidor de transcriptase reversa análogo de nucleosídeos, usado para o tratamento de infecções causadas pelo HIV (que é um tipo de retrovírus). Reduz a quantidade de HIV que circula no sangue, mantendo-a em níveis baixos. Também aumenta a contagem de células CD4, um tipo de célula sanguínea branca que tem importante papel na manutenção de um sistema imunológico saudável, capaz de combater a infecção[2].


PADRONIZAÇÃO NO SUS

Componente

- RENAME 2014 / CESAF (Componente Estratégico de Assistência Farmacêutica)

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS.

O financiamento e a aquisição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde, a distribuição às Regionais ou Municípios é de responsabilidade dos Estados e a dispensação é de responsabilidade dos municípios.


Apresentações

Abacavir, sulfato de|Abacavir 20mg/mL (solução oral) Abacavir, sulfato de|Abacavir 300mg (comprimido)


Disponibilizado para

Portadores do HIV, através do Programa DST/AIDS. Deve ser fornecido nas unidades de saúde que dispensam medicamentos da terapia antirretroviral.


Referências