==Classe terapêutica==
Ansiolítico Ansiolíticos simples [[Classificação Anatômica Terapêutica Química (benzodiazepínicoATC)]] - N05BA08
==Nomes comerciais==
LexotanBromalex, BromalexBromopirin, Bromoxon, Fluxtar SR, Lexfast, Lexotan, Lezepan, Neurilam, Somalium, Uni bromazepaxBromazepax ==Indicações== [[Bromazepam]] é indicado para ansiedade, tensão e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas à síndrome de ansiedade. É indicado também para o uso adjuvante no tratamento de ansiedade e agitação associadas a transtornos psiquiátricos, como transtornos do humor e esquizofrenia. <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=27275772016&pIdAnexo=4183491 Bula do medicamento] Acesso em: 02/12/2016 </ref>
==Principais informaçõesInformações sobre o medicamento==
'''O medicamento [[Bromazepambromazepam]] é um benzodiazepínico indicado para casos não pertence ao elenco de ansiedade, tensão medicamentos e outras queixas somáticas ou psicológicas associadas à síndrome insumos da Relação Nacional de ansiedade. Também pode ser usado como adjuvante no tratamento de ansiedade e agitação associadas a transtornos psiquiátricos, como transtornos do humor e esquizofrenia. Em doses baixas, reduz seletivamente a tensão e a ansiedade e em doses elevadas, tem efeito sedativo e relaxante muscular<ref>Medicamentos Essenciais ([[http://www.medicinanet.com.br/bula/1009/bromazepam.htmRENAME]] Bula ) no âmbito do medicamento</ref>Sistema Único de Saúde (SUS).'''
Como ocorre com qualquer substância psicoativa, o efeito do A [[bromazepamRENAME]] pode ser intensificado pelo álcool. Se este for usado concomitantemente com outros contempla os medicamentos de ação central, tais como neurolépticos, tranqüilizantese insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, antidepressivos, hipnóticos, analgésicos Estratégico e anestésicosEspecializado da Assistência Farmacêutica, seu efeito sedativo pode ser intensificado <ref> além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.medicinanetplanalto.comgov.br/bulaccivil_03/1009_Ato2011-2014/bromazepam2013/Decreto/D8065.htmDecreto nº 8.065/2013] Bula do medicamento</ref>, a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
==Informações sobre Sendo assim, o referido medicamento/alternativas==, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
O [[bromazepam]] não está padronizado nos programas do Ministério da SaúdeEntretanto, cabe salientar que o qual é responsável pela seleção e definição dos SUS disponibiliza diversos medicamentos , que não necessariamente compõem a serem fornecidos pelos referidos programasmesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Por esse motivoEstão disponíveis no SUS, não poderá ser disponibilizado os seguintes medicamentos:<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no momento pelo Estado.Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)]</ref>
Cabe ressaltar que alguns municípios acrescentaram *[[bromazepamDiazepam]] em sua Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME). Nesse caso, cabe - Consulte aqui como ter acesso ao município sua aquisição e distribuição, pois recebe recursos financeiros das três esferas em gestão. Dessa forma, deve-se consultar a Secretaria Municipal de Saúde para verificar a disponibilidade desse medicamento.
No caso Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de não ser disponibilizado pelo cada município, pois conforme o SUS oferece alternativas terapêuticas para o controle da ansiedadeArt. 27, §1º, tais como do [[diazepamhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011]] e [[clonazepam]] (fármacos benzodiazepínicos, como os entes federativos poderão ampliar o bromazepam)acesso do usuário à assistência farmacêutica, pois fazem parte da Relação Nacional desde que questões de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014 e possuem aquisição e distribuição como responsabilidades dos municípios, os quais utilizam recursos financeiros das três esferas de gestãosaúde pública o justifiquem.
Lembramos É importante ressaltar que todos os derivados benzodiazepínicos possuem propriedades farmacológicas semelhantes. Não existem dados que mostrem superioridade para qualquer substituição de nenhum deles como ansiolítico <ref>GUIMARÃESmedicamento, F. S. Hipnóticos e ansiolíticos. In: FUCHS, F. D.; WANNMACHER, L.; FERREIRA, M. B. C. Farmacologia Clínica – Fundamentos da Terapêutica Racional. 3. ed., Guanabara Koogan, 2004, p. 564-76</ref>é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.
==Referências==
<references>