Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro). As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras).
'''A terapia ABA pode ser aplicada em diferentes configurações: em casa, na escola ou em clínicas especializadas. Geralmente, é conduzida por um terapeuta certificado, que trabalha diretamente com a criança. A família também desempenha um papel fundamental, colaborando com os terapeutas e implementando estratégias em atividades diárias.'''
== Outras terapias complementares ==
'''Terapia Ocupacional e Autismo'''
A Terapia Ocupacional pode atuar nos '''modelo Denver, ABA, na terapia de integração sensorial de ayres, Floortime'''.
A terapia de integração sensorial de ayres é indicada nos casos que é identificada a DIS (desordem no processamento das informações sensoriais recebidas do meio).
'''O Floortime''' (também conhecido como DIRFloortime) é uma intervenção que é usada para promover o desenvolvimento de um indivíduo através de um processo respeitoso, lúdico, alegre e envolvente. Diversos aspectos que caracterizam o Floortime são compatíveis com os princípios da Terapia Ocupacional, como a utilização do brincar como ferramenta no processo terapêutico, por exemplo.
'''Fonoaudiologia e Autismo'''
A terapia fonoaudiológica permeada pelos princípios da '''Análise Aplicada do Comportamento (ABA)''' apresenta grandes resultados, segundo várias pesquisas.
O Método '''PROMPT: “Prompts for Reestructuring Oral Muscular Phonetic Targets”''' tem como objetivo trabalhar a facilitação do planejamento motor dos sons da fala, melhorando o encadeamento e a inteligibilidade da mesma. É indicada para quaisquer distúrbios de produção da fala, mas principalmente para indivíduos com Apraxia de Fala e disartrias pois estes não se beneficiam das técnicas convencionais.
'''A Comunicação Alternativa (PECS)''', tem como definição qualquer forma de comunicação que não seja a fala. Inclui gestos, expressões, escrita, símbolos pictográficos e fotos dentre outros. Dentro desse recurso, encontramos o método PECS (Picture Exchange Communication System) que tem como definição a troca de figuras por meios de imagens (pictográficas ou fotos) com o objetivo de aumentar pedidos e estimular a interação.
== SERVIÇOS DE ATENDIMENTOS NO SUS ==