Editando Ácido acetilsalicílico + sinvastatina

Ir para: navegação, pesquisa

Atenção: Você não se encontra autenticado. O seu endereço de IP será registrado no histórico de edições desta página.

A edição pôde ser desfeita. Por gentileza, verifique o comparativo a seguir para se certificar de que é isto que deseja fazer, salvando as alterações após ter terminado de revisá-las.
Revisão atual Seu texto
Linha 1: Linha 1:
Ver '''[[Ácido acetilsalicílico]]'''
+
==Classe terapêutica==
  
Ver '''[[Sinvastatina]]'''
+
Antiagregante plaquetário + hipolipemiante oral
  
'''Conforme comunicado pelo laboratório responsável''', por meio eletrônico, o medicamento em associação [[ácido acetilsalicílico + sinvastatina]], de nome comercial Prevencor ®, '''“''teve o cancelamento do registro protocolado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 14/08/2014, não estando mais disponível para comercialização no Brasil''”.'''
+
==Nomes comerciais==
 +
 
 +
Prevencor
 +
 
 +
==Principais informações==
 +
 
 +
A associação dos fármacos [[sinvastatina]] e [[ácido acetilsalicílico]] está indicada na prevenção primária e secundária da doença aterosclerótica cardiovascular associada ao excesso de colesterol no sangue. Reduz o risco de morte por doença coronariana, infarto do miocárdio não fatal, eventos isquêmicos coronarianos, acidente vascular cerebral, ataques isquêmicos transitórios e retarda a progressão do processo aterosclerótico, reduzindo o desenvolvimento de novas lesões e de novas oclusões totais <ref>[http://www.medicinanet.com.br/bula/4233/prevencor.htm] Bula do medicamento</ref>.
 +
 
 +
A sinvastatina é usada como terapia adjuvante à dieta para reduzir os níveis do mau colesterol (LDL-colesterol) e de triglicerídeos e aumentar os níveis do bom colesterol (HDL-colesterol) no sangue. Age diminuindo a produção de colesterol pelo fígado (a maior fonte de colesterol no organismo) e aumentando a remoção de colesterol da corrente sanguínea pelo fígado <ref>[http://www.medicinanet.com.br/bula/4733/sinvastatina.htm] Bula do medicamento Sinvastatina</ref>.
 +
 
 +
O ácido acetilsalicílico em baixas doses (75 mg a 325 mg) a tem a capacidade de evitar o agrupamento das plaquetas, componentes do sangue que agem na formação dos coágulos sangüíneos. Ao inibir o agrupamento das plaquetas, esse medicamento atua na
 +
prevenção da formação de coágulos (trombos) nos vasos sangüíneos, prevenindo assim
 +
certas doenças cardiovasculares, tais como: angina de peito instável (dor no peito
 +
causada pela má circulação do sangue nas artérias coronárias) e infarto agudo do
 +
miocárdio.. Também é indicado após cirurgias ou outras intervenções nas artérias
 +
(por ex., cirurgia de ponte de safena) e para evitar a ocorrência de distúrbios transitórios da circulação cerebral (ataque de isquemia cerebral transitória) e de infarto cerebral (derrame cerebral) após as primeiras manifestações <ref>[http://app.centralx.com/bulas/#reader&k=bulas&id=2070] Bula do Medicamento AAS</ref>.
 +
 
 +
 
 +
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 +
 
 +
A associação [[ácido acetilsalicílico]] + [[sinvastatina]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecida no momento. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME, tem preferencialmente selecionado medicamentos com somente um fármaco, excluindo sempre que possível as associações fixas.
 +
 
 +
Separadamente, o fármaco [[sinvastatina]] 10mg, 20mg e 40mg e o [ácido acetilsalicílico] nas concentrações 100mg e 500mg são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
 +
 
 +
Ressalta-se que a disponibilização destes fármacos é obrigatória, de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
 +
 
 +
Ainda, estes medicamentos estão sendo disponibilizados na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme [http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/29/portaria-nova-11-16.pdf Portaria 111, de 28 de janeiro de 2016].
 +
 
 +
==Referências==
 +
<references>

Por favor, note que todas as suas contribuições em ceos podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja Ceos:Direitos_de_autor para detalhes). NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!

Cancelar | Ajuda de edição (abre numa nova janela)