Editando Autismo
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Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos. | Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos. | ||
Uma vez que o aluno esteja familiarizado com o comportamento alvo, a solicitação é sistematicamente diminuída até que o aluno seja capaz de responder corretamente por conta própria. O uso da Análise Comportamental Aplicada voltada para o autismo baseia-se em diversos passos: | Uma vez que o aluno esteja familiarizado com o comportamento alvo, a solicitação é sistematicamente diminuída até que o aluno seja capaz de responder corretamente por conta própria. O uso da Análise Comportamental Aplicada voltada para o autismo baseia-se em diversos passos: | ||
− | - Instruções iniciais e imediatas | + | - Instruções iniciais e imediatas |
− | - Garantir sucesso | + | - Garantir sucesso |
− | - Avisos desaparecem com o tempo | + | - Avisos desaparecem com o tempo |
− | - Aluno capaz de responder por conta própria | + | - Aluno capaz de responder por conta própria |
− | - Diminui a frustração e aumenta a motivação | + | - Diminui a frustração e aumenta a motivação |
Através do ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança autista possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível, a terapia ABA permite desenvolver as habilidades e comportamentos que estão interefindo no desenvolvimento e integração do indivíduo com autismo, tais como: | Através do ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança autista possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível, a terapia ABA permite desenvolver as habilidades e comportamentos que estão interefindo no desenvolvimento e integração do indivíduo com autismo, tais como: | ||
- Comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional; | - Comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional; | ||
- Comportamentos acadêmicos tais como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática; | - Comportamentos acadêmicos tais como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática; | ||
− | - Atividades da vida diária como higiene pessoal | + | - Atividades da vida diária como higiene pessoal. |
− | - A redução de comportamentos tais como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais, e fugas | + | - A redução de comportamentos tais como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais, e fugas |
Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro). As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras). | Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro). As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras). | ||
Em suma, o ensino intensivo das habilidades necessárias visa tornar o paciente mais independente, num método que diminui a frustração e o desânimo. Ao garantir que os alunos respondam corretamente, especialmente durante a aquisição de uma nova habilidade, o aprendizado sem erros pode ajudar a aumentar a motivação e o prazer de aprender. | Em suma, o ensino intensivo das habilidades necessárias visa tornar o paciente mais independente, num método que diminui a frustração e o desânimo. Ao garantir que os alunos respondam corretamente, especialmente durante a aquisição de uma nova habilidade, o aprendizado sem erros pode ajudar a aumentar a motivação e o prazer de aprender. |