Editando Cloreto de potássio

Ir para: navegação, pesquisa

Atenção: Você não se encontra autenticado. O seu endereço de IP será registrado no histórico de edições desta página.

A edição pôde ser desfeita. Por gentileza, verifique o comparativo a seguir para se certificar de que é isto que deseja fazer, salvando as alterações após ter terminado de revisá-las.
Revisão atual Seu texto
Linha 17: Linha 17:
 
==Indicações==
 
==Indicações==
  
O medicamento [[Cloreto de potássio]] é indicado no tratamento e/ou prevenção da hipocalemia em pacientes que não toleram ou se recusam a ingerir potássio líquido ou efervescente. As seguintes condições podem exigir suplementação de potássio:
+
O medicamento [[Cloreto de potássio]] é um repositor eletrolítico indicado para o tratamento e profilaxia da hipocalemia <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp  Bula dos medicamentos Ionclor ® e Slow-K ® - Bula do profissional] Acesso em 08/05/2020</ref>.  
  
1 - Ingestão inadequada com a alimentação (como nos casos de pacientes idosos, com anorexia nervosa, dieta altamente restritiva ou alcoolismo crônico);
+
O medicamento [[Cloreto de potássio]] é utilizado por pacientes que não toleram ou se recusam a ingerir potássio líquido ou efervescente. As seguintes condições podem necessitar de suplementação de potássio <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp  Bula do medicamento Slow-K ® - Bula do profissional] Acesso em 08/05/2020</ref>:
  
2 - Perdas aumentadas de potássio pelo trato gastrointestinal devido a vômitos repetidos (exceto em caso de estenose pilórica), diarreia, fístulas intestinais, abuso crônico de laxantes, hipermotilidade intestinal.
+
1- ingestão inadequada com a alimentação (como nos casos de pacientes idosos, com anorexia nervosa, dieta altamente restritiva ou alcoolismo crônico);
  
3 - Perdas aumentadas de potássio pelos rins devido a prolongada ou intensiva medicação e/ou altas doses com os seguintes medicamentos:
+
2- perdas aumentadas de potássio pelo tratogastrointestinal devido a vômitos repetidos (exceto em caso de estenose pilórica), diarreia, fístulas intestinais, abuso crônico de laxantes, hipermotilidade intestinal;
 +
 +
3- alterações no transporte transcelular de potássio como na paralisia hipocalêmica periódica familiar e na anemia megaloblástica na fase aguda da doença (como complemento ao tratamento específico); e
  
- Diuréticos depletores de K+, especialmente em pacientes com outros fatores que predispõem a perda de potássio, como quadros edematosos, insuficiência cardíaca congestiva, doenças hepáticas crônicas (cirrose com ascite), e também em casos de terapia com digitálicos, assim como em pacientes com doença na artéria coronária e/ou arritmias cardíacas. Nesses casos, tratamento com diuréticos podem mudar a hipocalemia subclínica para uma condição clínica com sinais óbvios, como uma atividade ectópica ventricular.
+
4- perdas aumentadas de potássio pelos rins devido a:
  
- Corticosteroides, hormônio adrenocorticotrófico (ACTH).
+
- prolongada ou intensiva medicação e/ou altas doses com os seguintes medicamentos:
  
- Antibióticos como carbenicilina, gentamicina, clindamicina, anfotericina B.
+
- diuréticos depletores de K+, especialmente em pacientes com outros fatores que predispõem a perda de potássio, como quadros edematosos, insuficiência cardíaca congestiva, doenças hepáticas crônicas (cirrose com ascite), e também em casos de terapia com digitálicos, assim como em pacientes com doença na artéria coronária e/ou arritmias cardíacas. Nesses casos, tratamento com diuréticos podem mudar a hipocalemia subclínica para uma condição clínica com sinais óbvios, como uma atividade ectópica ventricular;
 +
 +
- corticosteroides, hormônio adrenocorticotrófico (ACTH);
 +
 +
- antibióticos como carbenicilina, gentamicina, clindamicina, anfotericina B;
  
- Carbenoxolona sódica.
+
- carbenoxolona sódica;
  
- Hiperaldosteronismo primário (síndrome de Conn) ou secundário, incluindo hipertensão acelerada e Síndrome de Bartter.
+
- hiperaldosteronismo primário (síndrome de Conn) ou secundário, incluindo hipertensão acelerada e Síndrome de Bartter;
  
- Secreção aumentada de glicocorticóide (Síndrome de Cushing).
+
- secreção aumentada de glicocorticóide (Síndrome de Cushing);
  
- Doenças tubulares renais (como, por exemplo, nefropatias perdedoras de sal, distúrbios tubulares hereditários, leucemia com alto nível de lisozima na urina, Síndrome de Liddle.
+
- doenças tubulares renais (como, por exemplo, nefropatias perdedoras de sal, distúrbios tubulares hereditários, leucemia com alto nível de lisozima na urina, Síndrome de Liddle.  
 
 
4- Alterações no transporte transcelular de potássio como na paralisia hipocalêmica periódica familiar e na anemia megaloblástica na fase aguda da doença (como complemento ao tratamento específico)<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=104971470 Bula do medicamento Slow-K ® - Bula do profissional] Acesso em 24/07/2023.</ref>.
 
  
 
== Padronização no SUS ==
 
== Padronização no SUS ==

Por favor, note que todas as suas contribuições em ceos podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja Ceos:Direitos_de_autor para detalhes). NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!

Cancelar | Ajuda de edição (abre numa nova janela)