Editando Esquizofrenia

Ir para: navegação, pesquisa

Atenção: Você não se encontra autenticado. O seu endereço de IP será registrado no histórico de edições desta página.

A edição pôde ser desfeita. Por gentileza, verifique o comparativo a seguir para se certificar de que é isto que deseja fazer, salvando as alterações após ter terminado de revisá-las.
Revisão atual Seu texto
Linha 25: Linha 25:
 
Também muitos doentes mentais eram segregados em prisões comuns, onde se misturavam com criminosos, presos políticos e outros.  
 
Também muitos doentes mentais eram segregados em prisões comuns, onde se misturavam com criminosos, presos políticos e outros.  
  
As primeiras descrições da esquizofrenia foram realizados ao início dos anos de 1800, pelo francês Philippe Pinel. Em 1853 outro psiquiatra frances, Bénédict Morel, cunhou o termo "demência precoce". Já ao final dos antos 1800, o psiquiatra alemão Emil Kraepelin estabeleceu uma separação das doenças mentais entre a "demência precoce" e a "psicose maníaco depressiva", demonstrando padrões específicos e características diferenciadas do curso e prognótico.
+
As primeiras descrições da esquizofrenia foram realizados ao início dos anos de 1800, pelo francês Philippe Pinel. Em 1853 outro psiquiatra frances, Bénédict Morel, cunhou o termo "demência precoce". Já ao final dos antos 1800, o psiquiatra alemão Emil Kraepelin estabeleceu uma separação das doenças mentais entre a "demência precoce" e a "psicose maníaco depressiva".
 
 
Em 1908, o psiquiatra suíço Eugen Bleuler cunhou o termo "esquizofrenia" para o que antes era conhecido como "demência precoce". Bleuler distinguiu os “sintomas primários”, que são relativos à etiologia, dos “sintomas fundamentais”, relativos ao diagnóstico. Os sintomas primários são aqueles a partir dos quais a enfermidade se instala. Para Bleuler, o sintoma primário por excelência é a clivagem das associações entre as funções psíquicas, rompendo-se a unidade do eu e colocando em jogo a necessidade de restituição da integração perdida, tarefa expressa pelos sintomas secundários. Os sintomas secundários, por sua vez, como vimos, representam tentativas
 
por vezes desesperadas de se fazer frente a um estado psíquico desesperador de ruptura da unidade do eu. Os sintomas fundamentais de de Bleuler constituem os "quatro As": Associação frouxa de ideias, ambivalência, autismo e alterações do afeto.
 
 
 
Bastante importante para a evolução dos critérios diagnóstica da esquizofrenia foram as contribuições do psiquiatra alemão Kurt Schneider, em 1973, que sugeriu os oito "Sintomas de primeira ordem" da esquizofrenia:
 
 
 
1- Alucinações auditivas que acompanham a própria ação
 
 
 
2- Alucinações auditivas que dialogam entre si
 
 
 
3- Inserção de pensamento
 
 
 
4- Transmissão de pensamento (sonorização do pensamento)
 
 
 
5- Roubo de pensamento
 
 
 
6- Vivência de influência corporal
 
 
 
7- Vivência de influência no domínio dos sentimentos, tendências e vontade
 
 
 
8- Delírios primários (percepção delirante)
 
  
 
== CAUSAS ==
 
== CAUSAS ==

Por favor, note que todas as suas contribuições em ceos podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja Ceos:Direitos_de_autor para detalhes). NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!

Cancelar | Ajuda de edição (abre numa nova janela)