Editando Polissulfato pentosano de sódio

Ir para: navegação, pesquisa

Atenção: Você não se encontra autenticado. O seu endereço de IP será registrado no histórico de edições desta página.

A edição pôde ser desfeita. Por gentileza, verifique o comparativo a seguir para se certificar de que é isto que deseja fazer, salvando as alterações após ter terminado de revisá-las.
Revisão atual Seu texto
Linha 1: Linha 1:
'''O medicamento polissulfato pentosano de sódio está com seu [https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?substancia=7685 Registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)] cancelado/caduco e, portanto, não está mais sendo produzido e comercializado em território nacional.
+
==Classe terapêutica==
 +
 
 +
Glicosaminoglicano
 +
 
 +
==Nomes comerciais==
 +
 
 +
Elmiron
 +
 
 +
==Principais informações==
 +
 
 +
Cistite intersticial (CI) é uma condição tratável mas essencialmente incurável, que se manifesta por dor pélvica crônica e aumento da freqüência urinária, e ocorre na ausência de qualquer etiologia conhecida. Esta condição permanece um enigma no campo da urologia. O tratamento da CI consiste em aliviar os sintomas, não existem evidências de alguma forma de tratamento que pode curar essa condição.
 +
 
 +
As causas da CI estão sendo estudadas em centros de pesquisa do mundo inteiro. Muitos pesquisadores acreditam que as causas são:
 +
(1) um defeito no epitélio da bexiga que permite a penetração de substâncias irritantes da urina nas camadas profundas da bexiga;
 +
(2) um tipo de célula inflamatória (o mastócito) liberando histamina e outras substâncias que promovem os sintomas da cistite intersticial;
 +
(3) alguma substância desconhecida na urina que danifica a bexiga;
 +
(4) mudanças nos nervos que transportam as sensações da bexiga, de forma que estímulos que não deveriam causar dor passam a causa-la; e/ou
 +
(5) o sistema imunológico do corpo humano agride a bexiga, à semelhança de outras doenças autoimunes.
 +
 
 +
É provável que haja diferentes causas em grupos diferentes de pacientes com cistite intersticial. Também é possível que um desses processos estimule o outro (por exemplo, um defeito no epitélio da bexiga que leva à inflamação e estímulo dos mastócitos). Estudos recentes mostram que os pacientes com cistite intersticial podem apresentar uma substância na urina que inibe o crescimento de células no epitélio da bexiga. Desta forma, algumas pessoas podem se tornar predispostas a desenvolver cistite intersticial após uma lesão à bexiga, como a causada por uma infecção, por exemplo.
 +
 
 +
Como não se sabe ao certo a causa da doença, os medicamentos podem ou não ajudar no alívio dos sintomas e não existem estudos/revisões sistemáticas conclusivas sobre o assunto.
 +
O tratamento pode ser comportamental (dieta, psicologia), medicamentoso ou cirúrgico.
 +
Os medicamentos existentes incluem o [[polissulfato pentosano de sódio]], [[Amitriptilina, cloridrato|cloridrato de amitriptilina]] e anti-histamínicos (como o [[hidroxizine]]).
 +
 
 +
O [[polissulfato pentosano de sódio]] é um glicosaminoglicano com afinidade por membranas mucosas. É aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento da cistite intersticial. O mecanismo pelo qual ele reduz a dor e a freqüência urinária não está claro, mas ele pode substituir a camada de glicosaminoglicano deficiente no epitélio da bexiga.
 +
 
 +
'''Este medicamento não possui registro na ANVISA.''' Nos dias de hoje, em muitos países, inclusive o Brasil, o registro de novos medicamentos é feito apenas quando a agência reguladora se satisfaz plenamente com as evidências de sua qualidade, eficácia e segurança, apresentadas por uma indústria farmacêutica que pleiteie este registro. As evidências de eficácia são geralmente obtidas através de ensaios clínicos controlados, nos quais um grupo de pacientes recebe o medicamento novo, e outro grupo, controle, recebe, por exemplo, placebo ou o tratamento habitual. A determinação de quem recebe qual tipo de tratamento deve ser aleatória e, idealmente, nem investigadores nem pacientes sabem o que estão recebendo até o final do estudo. Estudos desenhados desta forma asseguram uma avaliação imparcial dos resultados. Esses estudos, conhecidos como de fase III, só são realizados após o término de estudos preliminares, conhecidos como de fase I e fase II, que envolvem um número relativamente pequeno de indivíduos sãos e/ou doentes.
 +
 
 +
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 +
 
 +
Pelos motivos expostos acima, o medicamento [[polissulfato pentosano de sódio]] não é disponibilizado pelo SUS.
 +
 
 +
Alternativamente ao [[polissulfato pentosano de sódio]], a [[Amitriptilina, cloridrato|Amitriptilina]] 25mg e 75mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
 +
Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
 +
 
 +
Ainda, o medicamento [[Amitriptilina, cloridrato|Amitriptilina]] 25mg está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.
 +
 
 +
A [[Amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]] é descrita como um antidepressivo, mas na realidade ela possui muitos efeitos que podem aliviar os sintomas da CI. Ela possui efeitos anti-histamínicos, reduz os espasmos da bexiga e reduz a velocidade dos nervos que transmitem a dor (por isso ela é utilizada para muitos tipos de dor, não apenas a CI). A amitriptilina é amplamente utilizada para outros tipos de dor crônica como o câncer e lesões neurológicas.
 +
 
 +
==Referências==
 +
 
 +
<references/>

Por favor, note que todas as suas contribuições em ceos podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja Ceos:Direitos_de_autor para detalhes). NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!

Cancelar | Ajuda de edição (abre numa nova janela)