Mudanças entre as edições de "Doxazosina, mesilato"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013]' por '[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1555_30_07_2013.html Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 20)
(Limpou toda a página)
Linha 1: Linha 1:
== NOMES COMERCIAIS ==
 
CARDURAN, DOXAPROST, DOXSOL, DOXURAN, DUOMO, EUPROSTATIN, MESIDOX, PROSTAFLUX, UNOPROST,  ZOFLUX
 
== REGISTRO NA ANVISA ==
 
SIM
 
== CLASSE TERAPÊUTICA ==
 
Anti-hipertensivo e relaxa os músculos da próstata e do colo da bexiga (bloqueador alfa-adrenérgico)<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=2419502015&pIdAnexo=2521121 Bula do medicamento]</ref>
 
  
== INDICAÇÃO ==
 
* Hiperplasia prostática benigna
 
 
A [[doxazosina, mesilato|doxazosina]] é indicada para o tratamento dos sintomas clínicos da hiperplasia prostática benigna (HPB), assim como para o tratamento da redução do fluxo urinário associada à HPB. Pode ser administrado em pacientes com HPB que sejam hipertensos ou normotensos.
 
 
* Hipertensão
 
 
A [[doxazosina, mesilato|doxazosina]] é indicada para o tratamento da hipertensão e pode ser utilizada como agente inicial para o controle da pressão sanguínea na maioria dos pacientes. Em pacientes sem controle adequado com um único agente anti-hipertensivo, este medicamento pode ser administrado em associação a outros agentes, tais como diuréticos tiazídicos, betabloqueadores, antagonistas de cálcio ou agentes inibidores da enzima conversora de angiotensina<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=2419502015&pIdAnexo=2521122 Bula do medicamento]</ref>.
 
 
== '''PADRONIZAÇÃO NO SUS''' ==
 
 
== RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica) ==
 
 
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1555_30_07_2013.html Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013], que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
 
O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.
 
 
 
'''APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014'''
 
 
* [[doxazosina, mesilato|doxazosina]] 2mg e 4mg (comprimido)
 
 
 
'''DISPONIBILIZADO PARA'''
 
 
Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).
 
==Referências==
 
<references>
 

Edição das 19h49min de 1 de julho de 2016