Mudanças entre as edições de "Cloranfenicol"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013]' por '[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1555_30_07_2013.html Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 20)
(Página substituída por '<span style="font-size:large;color:blue">''Em Atualização''</span>')
Linha 1: Linha 1:
== NOMES COMERCIAIS ==
+
<span style="font-size:large;color:blue">''Em Atualização''</span>
ARIFENICOL, QUEMICETINA, VIXMICINA
 
== REGISTRO NA ANVISA ==
 
SIM
 
== CLASSE TERAPÊUTICA ==
 
Antibiótico (interfere na síntese protéica bacteriana, atua principalmente como bacteriostático)<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=5591922013&pIdAnexo=1692045 Bula do medicamento]</ref>
 
== INDICAÇÃO ==
 
Cloranfenicol é indicado nas seguintes condições:
 
* Infecções por Haemophilus influenzae, principalmente tipo B: meningites, septicemia, otites, pneumonias, epiglotites, artrites, osteomielites, etc.
 
* Febre tifóide e salmoneloses invasivas (inclusive osteomielite e sepse).
 
* Abscessos cerebrais por Bacteroides fragilis e outros microorganismos sensíveis.
 
* Meningites bacterianas causadas por Streptococcus ou Meningococcus, em pacientes alérgicos à penicilina.
 
* Rickettsioses.
 
* Infecções por Pseudomonas pseudomallei.
 
* Infecções intra-abdominais (principalmente por microorganismos anaeróbicos).
 
* Outras indicações: actinomicose, antraz, brucelose, granuloma inguinal, treponematoses, peste, sinusites, otite crônica supurativa<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=5591922013&pIdAnexo=1692045 Bula do medicamento]</ref>.
 
 
 
== '''PADRONIZAÇÃO NO SUS''' ==
 
== RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica) ==
 
 
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1555_30_07_2013.html Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013], que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
 
 
O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.
 
 
 
 
 
'''APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014'''
 
 
 
* [[cloranfenicol]] 250mg (cápsula ou comprimido) e “”palmitato de”” [[cloranfenicol]] 54,4mg/mL (xarope)
 
 
 
 
 
'''DISPONIBILIZADO PARA'''
 
 
 
Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).
 
 
 
 
 
== RENAME 2014 / CESAF (Componente Estratégico de Assistência Farmacêutica) ==
 
 
 
O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS.
 
 
 
O financiamento e a aquisição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde, a distribuição às Regionais ou Municípios é de responsabilidade dos Estados e a dispensação é de responsabilidade dos municípios.
 
 
 
 
 
'''APRESENTAÇÕES PADRONIZADAS'''
 
 
 
* [[cloranfenicol]] 25mg/mL (suspensão oral)
 
 
 
 
 
'''DISPONIBILIZADO PARA'''
 
 
 
Portadores Febre tifoide, febre maculosa brasileira e outras riquetsioses, conforme Guia de vigilância em saúde (2014), conforme [http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/847-sctie-raiz/daf-raiz/cgafme/l2-cgafme/11731-protocolos-guias-e-diretrizes Guia de vigilância em saúde (2014)].
 
 
 
==Referências==
 
<references>
 

Edição das 12h27min de 11 de julho de 2016

Em Atualização