Mudanças entre as edições de "Dimeticona + metoclopramida + pepsina"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Digestivo
+
Outros digestivos
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] – Não consta
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 7: Linha 9:
 
Digeplus
 
Digeplus
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
 
 
A associação dos fármacos [[dimeticona + metoclopramida + pepsina]] melhora algumas etapas importantes do processo digestivo. Está indicado é indicado para problemas digestivos funcionais, tais como: dificuldades de digestão, sensação de peso no estômago, formação excessiva de gases<ref> [http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/4/4047.pdf Bula do medicamento]</ref>.
 
 
 
A [[metoclopramida, cloridrato|metoclopramida]] é uma substância útil no tratamento e prevenção de náuseas e vômitos. Ela melhora a força com que o estômago se contrai durante a digestão, acelera o seu tempo de esvaziamento e impede que o alimento volte pelo esôfago, o que, em geral, causa a sensação de refluxo (azia, regurgitação) <ref> [http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/4/4047.pdf Bula do medicamento]</ref>.
 
 
 
A '''dimeticona''' tem como principal ação a destruição de bolhas de gás que se formam dentro do estômago e dos intestinos, reduzindo a sensação de estufamento e peso e os ruídos percebidos após refeições<ref> [http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/4/4047.pdf Bula do medicamento]</ref>.
 
 
 
A '''pepsina''' é uma substância capaz de quebrar as proteínas da dieta, ajudando a acelerar o processo de digestão, reduzindo a sensação de desconforto que pode durar várias horas após uma refeição rica em proteínas<ref> [http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/4/4047.pdf Bula do medicamento]</ref>.
 
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
A associação dos fármacos [[dimeticona + metoclopramida + pepsina]] é indicada em patologias dispépticas funcionais, manifestadas como: eructações, flatulência, empachamento pós-prandial, distensão abdominal epigástrica e dor abdominal. Indicado na melhoria de qualidade de vida em pacientes dispépticos funcionais. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=24768912016&pIdAnexo=4010332 Bula do medicamento] Acesso em: 04/11/2016 </ref>
  
A associação dos fármacos [[dimeticona + metoclopramida + pepsina]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecida no momento.
+
==Informações sobre o medicamento==
  
Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME, tem preferencialmente selecionado medicamentos com somente um fármaco, excluindo sempre que possível as associações fixas.
+
'''O medicamento [[dimeticona + metoclopramida + pepsina]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
Como alternativa, separadamente, o medicamento [[metoclopramida, cloridrato|metoclopramida]], nas apresentações comprimido 10mg (comprimido), 5mg/ml (solução injetável) e 4mg/ml(solução oral), é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
  
Ressalta-se que a disponibilização deste é '''obrigatória''', de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 16h05min de 4 de novembro de 2016

Classe terapêutica

Outros digestivos

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) – Não consta

Nomes comerciais

Digeplus

Indicações

A associação dos fármacos dimeticona + metoclopramida + pepsina é indicada em patologias dispépticas funcionais, manifestadas como: eructações, flatulência, empachamento pós-prandial, distensão abdominal epigástrica e dor abdominal. Indicado na melhoria de qualidade de vida em pacientes dispépticos funcionais. <ref>Bula do medicamento Acesso em: 04/11/2016 </ref>

Informações sobre o medicamento

O medicamento dimeticona + metoclopramida + pepsina não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

<references>