Mudanças entre as edições de "Ginkgo biloba"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Fitoterápico vasodilatador ==Nomes comerciais== Binko, Bioflavin, Dinaton, Equitam, Ginkoba, Ginkocaps, Ginkolab, Ginkomed, Kiadon, Kirsan, Tanakan...')
 
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Fitoterápico vasodilatador
+
Fitoterápico simples
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] – Não consta
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Binko, Bioflavin, Dinaton, Equitam, Ginkoba, Ginkocaps, Ginkolab, Ginkomed, Kiadon, Kirsan, Tanakan, Tebiloba
+
Equitan, Ginkolab, Tanakan, Ginkoba
 
 
==Principais informações==
 
 
 
O [[Ginkgo biloba]] é um medicamento fitoterápico que atua sobre a circulação em vários níveis, melhorando a irrigação periférica, ativando o metabolismo celular e diminuindo o risco de trombose. Ainda, atua como um captador de radicais livres, inibindo a oxidação lipídica das membranas. Inibe a agregação das plaquetas e é de extremo valor em problemas psico-comportamentais de senilidade, tais como pouca concentração, memória fraca e indicado em déficits cerebrais de origem orgânica<ref>[http://assinantes.medicinanet.com.br/bula/6211/ginkgo_biloba.htm Bula do medicamento]</ref>.
 
  
Esse medicamento está indicado para o tratamento de microvarizes, úlceras varicosas, cansaço das pernas, artrite dos membros inferiores, processos causados pelo abastecimento deficiente de oxigênio e substâncias nutritivas, cor, palidez e cianose das extremidades com sensação de frio, isquemia cerebral ou periférica, zumbidos, vertigens, tonturas e outros sintomas de desordens vestibulococleares, processos vasculares degenerativos e labirintite<ref>[http://assinantes.medicinanet.com.br/bula/6211/ginkgo_biloba.htm Bula do medicamento]</ref>.
+
==Indicações==
  
Estudo que analisou os resultados de 15 artigos obtidos através de busca eletrônica nas bases de dados PUBMED, BIBLIOTECA COCHRANE, LILACS e BIREME, utilizando os descritores MeSH “Ginkgo biloba” e “memory disorders” comprovou que, em linhas gerais, não houve diferença significativa entre Ginkgo biloba e placebo nas escalas de avaliação cognitiva. Seu uso parece ser seguro, pois a taxa de eventos adversos nos estudos descritos é similar à do placebo. Entretanto não há evidência suficiente que comprove a eficácia do medicamento no tratamento e/ou prevenção de distúrbios de memória<ref> [http://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232010000100015&lng=pt&nrm=iss AUREO, C. F. et al. Ginkgo biloba e memória - revisão sistemática]</ref>.
+
O [[Ginkgo biloba]] é um medicamento fitoterápico indicado para o tratamento de desordens e sintomas decorrentes da deficiência do fluxo sanguíneo cerebral, como problemas de memória, função cognitiva, tonturas, dor de cabeça, vertigem, zumbidos, estágios iniciais de demências (como Alzheimer e demências mistas), além de distúrbios circulatórios periféricos (claudicação intermitente) e problemas na retina. <ref>[http://www.nikkho.com.br/upload/BULA-P-Ginkoba[v01]-paciente-mar13-SITE.pdf Bula do medicamento] Acesso em: 28/11/2016 </ref>
  
 +
==Informações sobre o medicamento==
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
'''O medicamento [[ginkgo biloba]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
[[Ginkgo biloba]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.  
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
  
Não existem alternativas terapêuticas disponibilizadas pelo SUS.
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 13h28min de 28 de novembro de 2016

Classe terapêutica

Fitoterápico simples

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) – Não consta

Nomes comerciais

Equitan, Ginkolab, Tanakan, Ginkoba

Indicações

O Ginkgo biloba é um medicamento fitoterápico indicado para o tratamento de desordens e sintomas decorrentes da deficiência do fluxo sanguíneo cerebral, como problemas de memória, função cognitiva, tonturas, dor de cabeça, vertigem, zumbidos, estágios iniciais de demências (como Alzheimer e demências mistas), além de distúrbios circulatórios periféricos (claudicação intermitente) e problemas na retina. <ref>[v01-paciente-mar13-SITE.pdf Bula do medicamento] Acesso em: 28/11/2016 </ref>

Informações sobre o medicamento

O medicamento ginkgo biloba não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

<references>