Mudanças entre as edições de "Alprostadil"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Disfunção erétil
+
Vasodilatadores
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - G04BE01
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Caverject, Prostavasin
+
Alproxy, Caverject, Prostavasin
 +
 
 +
==Indicações==
  
==Principais informações==
+
[[Alprostadil]] é indicado para o tratamento da disfunção erétil de etiologia neurogênica, vasculogênica, psicogênica ou mista. Pode ser usado como coadjuvante de outros testes no diagnóstico da disfunção erétil.  <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=15948192016&pIdAnexo=3351107 Bula do medicamento] Acesso em: 30/11/2016 </ref>.
  
[[Alprostadil]] é indicado para o tratamento da disfunção erétil (incapacidade de obter ou manter uma ereção, rigidez do pênis, suficiente para um desempenho sexual satisfatório) de etiologia neurogênica (problema de origem nos nervos), vasculogênica (problema de origem nos vasos sanguíneos), psicogênica (problema de origem psicológica) ou mista (mais de um problema em conjunto que causa a disfunção erétil)<ref> [http://www.pfizer.com.br/sites/g/files/g10025581/f/product_attachments/Caverject.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
==Informações sobre o medicamento==
  
Esse medicamento atua favorecendo o relaxamento da musculatura lisa dos corpos cavernosos (principal estrutura erétil do pênis) e estimula a vasodilatação (aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos) no tecido peniano (no pênis) <ref> [http://www.pfizer.com.br/sites/g/files/g10025581/f/product_attachments/Caverject.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
'''O medicamento [[alprostadil]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
  
O fármaco [[alprostadil]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento e não existem alternativas para esse medicamento disponibilizadas pelo Estado.  
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 11h28min de 30 de novembro de 2016

Classe terapêutica

Vasodilatadores

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - G04BE01

Nomes comerciais

Alproxy, Caverject, Prostavasin

Indicações

Alprostadil é indicado para o tratamento da disfunção erétil de etiologia neurogênica, vasculogênica, psicogênica ou mista. Pode ser usado como coadjuvante de outros testes no diagnóstico da disfunção erétil. <ref> Bula do medicamento Acesso em: 30/11/2016 </ref>.

Informações sobre o medicamento

O medicamento alprostadil não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

<references>