Mudanças entre as edições de "Trazodona"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014')
Linha 3: Linha 3:
 
Antidepressivo
 
Antidepressivo
  
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] N06AX05
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Donaren
+
Donaren, Loredon, Tradep, Trazostab.
  
 +
==Indicações==
  
==Principais informações==
+
É indicado no tratamento da depressão com ou sem episódios de ansiedade, da dor associada à neuropatia diabética e de outros tipos de dores crônicas e no tratamento da depressão maior <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=18193172016&pIdAnexo=3525212 Bula do medicamento] Acesso em 02/12/2016 </ref>
  
A [[trazodona]] é um medicamento indicado no tratamento da depressão mental com ou sem episódios de ansiedade, na dor neurogênica (neuropatia diabética) e outros tipos de dores crônicas e no tratamento da Depressão Maior <ref>[http://www.apsen.com.br/novas_bulas/aberta/DONAREN_Bula_Paciente.pdf] Bula do medicamento</ref>.
+
==Informações sobre o medicamento==
  
A [[trazodona]] é diferente quimicamente dos demais antidepressivos disponíveis. Embora a trazodona apresente certa semelhança com os benzodiazepínicos, fenotiazidas e antidepressivos tricíclicos, seu perfil farmacológico se destaca, mesmo que seu mecanismo de ação no homem ainda não esteja elucidado.<ref>[http://www.apsen.com.br/novas_bulas/aberta/DONAREN_Bula_Paciente.pdf] Bula do medicamento</ref>. Em animais, a [[trazodona]] age inibindo seletivamente a absorção da serotonina e potencializando as alterações do comportamento induzidas pelo precursor desta <ref>[http://www.onofre.com.br/backoffice/uploads/Bula/353060.pdf] Bula do medicamento</ref>.
+
'''O medicamento [[trazodona]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
Estudos evidenciam que [[trazodona]] apresenta eficácia clínica no tratamento da depressão maior equivalente à [[mianserina]], [[fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]], [[imipramina]], [[bupropiona, cloridrato|bupropiona]] e [[venlafaxina]]. Quando comparada ao [[diazepam]], [[imipramina]] e placebo no tratamento de desordem de ansiedade generalizada, demonstrou eficácia semelhante à imipramina. A segurança em gestantes e lactentes ainda não foi estabelecida. Foi observado efeito teratogênico em estudos em animais de laboratório, devendo seu uso na gravidez ser evitado. A avaliação cognitiva, através do teste de Guild, em pacientes deprimidos em uso de trazodona não demonstrou anormalidades significativas. No entanto, doses de 100 a 200mg levam a alteração da memória, da atenção e concentração até seis horas após sua ingestão oral <ref>[http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=2272 LEITE, PJM e LEITE SÃO] Aplicação clínica da trazodona</ref>.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
  
Não há um antídoto específico à [[trazodona]]. O tratamento deve ser sintomático e de suporte no caso de hipotensão ou sedação excessiva. Qualquer paciente com suspeita de ter ingerido uma superdosagem deve sofrer lavagem estomacal. A diurese forçada pode ser útil para facilitar a eliminação do medicamento <ref>[http://www.apsen.com.br/novas_bulas/aberta/DONAREN_Bula_Paciente.pdf] Bula do medicamento</ref>.
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)]</ref>
  
A [[trazodona]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizada no momento.<br>
+
*[[Amitriptilina, cloridrato]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
Alternativamente, algumas unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os antidepressivos [[amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]] 25mg, [[clomipramina, cloridrato|clomipramina]] 10 e 25mg, [[fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]] 20mg e [[nortriptilina, cloridrato|nortriptilina]] 10, 25, 50 e 75mg, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. <br>
+
 
Estes são os antidepressivos mais extensivamente estudados. Estudos demonstram que os vários antidepressivos apresentam eficácia equivalente em grupos de pacientes, quando administrados em doses comparáveis. Como não se pode prever qual antidepressivo será o mais efetivo para um determinado paciente, a escolha é feita empiricamente. A falha na resposta com uma classe de antidepressivos não serve para predizer uma não-resposta à outra classe ou outro fármaco dentro de uma classe. Em adição às intervenções farmacológicas, a psicoterapia deveria ser empregada.
+
*[[Clomipramina, cloridrato]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
 +
 
 +
*[[Fluoxetina, cloridrato]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
 +
 
 +
*[[Nortriptilina, cloridrato]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
 +
 
 +
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
 +
 
 +
É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.  
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 16h39min de 2 de dezembro de 2016

Classe terapêutica

Antidepressivo

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) N06AX05

Nomes comerciais

Donaren, Loredon, Tradep, Trazostab.

Indicações

É indicado no tratamento da depressão com ou sem episódios de ansiedade, da dor associada à neuropatia diabética e de outros tipos de dores crônicas e no tratamento da depressão maior <ref> Bula do medicamento Acesso em 02/12/2016 </ref>

Informações sobre o medicamento

O medicamento trazodona não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)</ref>

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto n. 7.508/2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.

Referências

<references>