Mudanças entre as edições de "Piracetam"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Ativador do metabolismo cerebral ==Nomes comerciais== Cintilan, Nootron, Nootropil ==Principais informações== Piracetam é um medicamento no...')
 
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Ativador do metabolismo cerebral
+
Neuropsicoestimulantes
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - N06BX03
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 7: Linha 9:
 
Cintilan, Nootron, Nootropil
 
Cintilan, Nootron, Nootropil
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
  
[[Piracetam]] é um medicamento nootrópico (substância que aumentam a capacidade cognitiva), estimuladora do metabolismo cerebral, e que atua sobre o sistema nervoso central, preferencialmente ao nível do córtex, sede das funções cognitivas, tais como memória, aprendizado e atenção. O piracetam ativa o metabolismo das células corticais; ativa, protege e restaura o funcionamento da célula nervosa comprometida e melhora o rendimento da mesma no seu estado normal. Sua ação é exercida através de vários mecanismos como modulação da neurotransmissão cerebral, melhora da plasticidade neuronal, proteção da homeostase do metabolismo cerebral e melhora da microcirculação por suas propriedades hemorreológicas (inibição da função plaquetária, redução da viscosidade sanguínea total), sem causar vasodilatação. O piracetam facilita certas formas de aprendizagem, aumenta a eficiência dos mecanismos que asseguram a consolidação da memória, aumenta as reservas energéticas da célula e facilita a sua mobilização quando necessário, reforça a resistência à hipóxia da célula cerebral e facilita a recuperação pós-anóxica. Existem, ainda, evidências de ação do piracetam no tratamento das disfunções da linguagem em pacientes com acidente vascular cerebral, da anemia falciforme e das mioclonias<ref>[http://www.ache.com.br/Downloads/LeafletText/212/BU_NOOTRON_MAR2012.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
O medicamento [[piracetam]] é indicado para:  
  
Esse medicamento está indicado para a melhora das atividades mentais superiores, tais como memória, aprendizado e atenção. Também está indicado no tratamento destas funções, de alterações da função cerebral após acidente vascular cerebral (AVC), da vertigem e da dificuldade de aprendizado em crianças (dislexia) <ref>[http://www.ache.com.br/Downloads/LeafletText/212/BU_NOOTRON_MAR2012.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
- Tratamento sintomático da síndrome psico orgânica cujas características, melhoradas pelo tratamento, são: perda de memória, distúrbios da atenção e falta de direção.
 +
- Tratamento de dislexia em crianças, em associação com medidas apropriadas tais como fonoaudiologial.
 +
- Tratamento de vertigem e distúrbios de equilíbrio associados, exceto nas vertigens de origem vasomotora ou psíquica. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=11093562015&pIdAnexo=3012266 Bula do medicamento] Acesso em: 05/12/2016 </ref>
  
 +
==Informações sobre o medicamento==
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
'''O medicamento [[piracetam]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
O medicamento piracetam não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
  
Não existem alternativas terapêuticas disponibilizadas pelo SUS.
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 12h29min de 6 de dezembro de 2016

Classe terapêutica

Neuropsicoestimulantes

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - N06BX03

Nomes comerciais

Cintilan, Nootron, Nootropil

Indicações

O medicamento piracetam é indicado para:

- Tratamento sintomático da síndrome psico orgânica cujas características, melhoradas pelo tratamento, são: perda de memória, distúrbios da atenção e falta de direção. - Tratamento de dislexia em crianças, em associação com medidas apropriadas tais como fonoaudiologial. - Tratamento de vertigem e distúrbios de equilíbrio associados, exceto nas vertigens de origem vasomotora ou psíquica. <ref>Bula do medicamento Acesso em: 05/12/2016 </ref>

Informações sobre o medicamento

O medicamento piracetam não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

<references>