Mudanças entre as edições de "Alfavelaglicerase"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Referências)
(Informações sobre o medicamento)
Linha 15: Linha 15:
 
== Informações sobre o medicamento==
 
== Informações sobre o medicamento==
  
'''O medicamento [[alfavelaglicerase]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
+
O medicamento [[alfavelaglicerase]] '''nas apresentações de 200U e 400U (injetável)''', apesar de constar na lista de medicamentos fornecidos via  Componente Especializado da Assistência Farmacêutica constante na página da [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=474%3Amedicamentos-padronizadossessc-&catid=505&Itemid=210 Secretaria do Estado da Saúde], foi suspensa sua disponibilidade no Estado de Santa Catarina. Isso porque, atualmente, a SES/SC não possui demanda representativa para o referido medicamento, portanto decidiu-se por não fornecê-lo. Diante deste fato, o médico prescritor pode avaliar a possibilidade de adequação no tratamento com os outros medicamentos disponíveis no Protocolo clínico da Doença de Gaucher, quais sejam: [[imiglucerase]], [[taliglucerase]] e [[miglustate]].
 
 
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
 
 
 
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
 
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references/>
 
<references/>

Edição das 19h36min de 17 de novembro de 2017

Classe terapêutica

Enzima para reposição

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - A16AB10

Nomes comerciais

Vpriv

Indicações

O medicamento alfavelaglicerase é uma enzima hidrolítica lisossomal específica para o glicocerebrosídeo indicada para a terapia de reposição enzimática (TRE) de longo prazo em pacientes pediátricos e adultos portadores da doença de Gaucher tipo 1. <ref>Bula do medicamento Acesso em: 29/11/2016 </ref>

Informações sobre o medicamento

O medicamento alfavelaglicerase nas apresentações de 200U e 400U (injetável), apesar de constar na lista de medicamentos fornecidos via Componente Especializado da Assistência Farmacêutica constante na página da Secretaria do Estado da Saúde, foi suspensa sua disponibilidade no Estado de Santa Catarina. Isso porque, atualmente, a SES/SC não possui demanda representativa para o referido medicamento, portanto decidiu-se por não fornecê-lo. Diante deste fato, o médico prescritor pode avaliar a possibilidade de adequação no tratamento com os outros medicamentos disponíveis no Protocolo clínico da Doença de Gaucher, quais sejam: imiglucerase, taliglucerase e miglustate.

Referências

<references/>