Mudanças entre as edições de "Fluvastatina"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
(Principais informações)
Linha 9: Linha 9:
 
==Principais informações==
 
==Principais informações==
  
A fluvastatina é indicada como tratamento adjunto à dieta em casos de hipercolesterolemia primária ou hiperlipidemia combinada (tipos IIa e IIb); para diminuir a progressão da aterosclerose coronariana na hipercolesterolemia primária e doença coronariana concomitante; e na prevenção de eventos coronarianos após intervenção coronariana percutânea <ref> [http://www.bnf.org/bnf/bnf/52/23230.htm?q=%22fluvastatin%22 British National Formulary – Fluvastatin] </ref>.
+
A [[fluvastatina]] é indicada como adjuvante à dieta para redução de níveis elevados de colesterol total, colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), apolipoproteína B, triglicérides e para o aumento do colesterol do tipo lipoproteína de alta densidade (HDL-C), em pacientes com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista (Tipos IIa e IIb de Fredrickson). Também é indicada para diminuir a progressão da aterosclerose coronária em pacientes com hipercolesterolemia  
 +
primária, inclusive sua forma moderada, e com doença arterial coronariana<ref> [http://www.netmed.com.br/bulario/farmaco.php?bula=2800&nome=LESCOL%2FLESCOL+XL+(Novartis)%0D%0A+Fluvastatina Bula do Medicamento] </ref>.
  
 
== Padronização no SUS ==
 
== Padronização no SUS ==

Edição das 19h13min de 19 de junho de 2013

Classe terapêutica

Antilipêmico - estatina

Nomes comerciais

Lescol, Fluvastat

Principais informações

A fluvastatina é indicada como adjuvante à dieta para redução de níveis elevados de colesterol total, colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), apolipoproteína B, triglicérides e para o aumento do colesterol do tipo lipoproteína de alta densidade (HDL-C), em pacientes com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista (Tipos IIa e IIb de Fredrickson). Também é indicada para diminuir a progressão da aterosclerose coronária em pacientes com hipercolesterolemia primária, inclusive sua forma moderada, e com doença arterial coronariana. [1].

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)

Portarias GM nº. 2.981, de 26 de novembro de 2009

GM nº 3.439 de 11 de novembro de 2010

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dislipidemia para a prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatite

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento fluvastatina 20mg e 40mg está padronizado pelo Ministério da Saúde, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, conforme Portarias GM nº. 2.981, de 26 de novembro de 2009 e GM nº 3.439 de 11 de novembro de 2010, para o tratamento de dislipidemias (CID 10 E78.0, E78.1, E78.2, E78.3, E78.4, E78.5, E78.6, E78.8), conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Programa, ao qual o município onde reside está vinculado.

Referências

  1. Bula do Medicamento