Mudanças entre as edições de "Esilato de nintedanibe"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Agente antineoplásico, inibidor da proteína quinase. <ref> Bula do medicamento. Disponível em: http://www.ema.europa.eu/docs/pt_PT/document_library/EPAR_-_Product_Information/human/003821/WC500182474.pdf. Acesso em 17/06/2016. </ref>
+
Agentes antineoplásicos <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=N06 Grupo ATC] Acesso 07/08/2018</ref>
  
Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - L01XE31
+
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - L01XE31   <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=L01XE31 Código ATC] Acesso 07/08/2018</ref>
 +
 
 +
Antineoplásico
 +
<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?substancia=25459 Classe Terapêutica - Registro ANVISA] Acesso 07/08/2018</ref>
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Ofev
+
Ofev ®
 
 
==Indicação==
 
 
 
'''Nintedanib''' é um medicamento utilizado no tratamento da fibrose pulmonar idiopática (FPI) em adultos. A FPI é uma doença crônica na qual se verifica a formação contínua de tecido fibroso duro nos pulmões, o que causa tosse persistente e falta de ar (dispneia) grave. Dado o número de doentes afetados por FPI ser reduzido, a doença é considerada rara, por isso '''nintedanib''' foi designado como um '''medicamento órfão''' (medicamento utilizado em doenças raras) em 26 de abril de 2013.
 
  
O Comitê dos Medicamentos para Uso Humano (Agency’s Committee for Medicinal Products for Human Use - CHMP) da Agência de Medicina Européia concluiu que os benefícios do '''nintedanib''' são superiores aos seus riscos e recomendou a sua aprovação para utilização na União Européia.<ref> http://www.ema.europa.eu/docs/pt_PT/document_library/EPAR_-_Summary_for_the_public/human/003821/WC500182477.pdf </ref>.
+
==Indicações==
  
A Comissão Europeia concedeu uma autorização válida em toda a União Europeia em 21 de novembro de 2014. <ref>http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/EPAR_-_Summary_for_the_public/human/002569/WC500179973.pdf</ref>.
+
O medicamento [[Esilato de nintedanibe]] é indicado para o tratamento e retardo da progressão da fibrose pulmonar idiopática (FPI). O medicamento [[Esilato de nintedanibe]] é também indicado em combinação com o [[Docetaxel]] para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) localmente avançado, metastático ou recorrente, com histologia de adenocarcinoma, após primeira linha de quimioterapia à base de platina. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6582592018&pIdAnexo=10664290 Bula do medicamento do profissional] Acesso 07/08/2018</ref>
  
O medicamento '''nintedanib''' é aprovado pelo FDA para tratamento da fibrose pulmonar idiopática em outubro de 2015.<ref>http://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm418994.htm</ref>.
+
== Informações sobre o medicamento==
  
Já na ANVISA o medicamento '''nintedanib''' é registrado e tem sua bula aprovada em outubro de 2015, como antineoplásico e indicado para o tratamento e retardo da progressão da fibrose pulmonar idiopática.
+
'''O medicamento nintedanibe não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
==Informações sobre o medicamento==
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 54 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8901.htm#art9 Decreto nº 8.901, de 10 de novembro de 2016], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.
  
O fármaco '''nintedanib''' NÃO ESTÁ PADRONIZADO em NENHUM dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas.
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
 
<references/>
 
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição das 18h24min de 7 de agosto de 2018

Classe terapêutica

Agentes antineoplásicos <ref>Grupo ATC Acesso 07/08/2018</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - L01XE31 <ref>Código ATC Acesso 07/08/2018</ref>

Antineoplásico <ref>Classe Terapêutica - Registro ANVISA Acesso 07/08/2018</ref>

Nomes comerciais

Ofev ®

Indicações

O medicamento Esilato de nintedanibe é indicado para o tratamento e retardo da progressão da fibrose pulmonar idiopática (FPI). O medicamento Esilato de nintedanibe é também indicado em combinação com o Docetaxel para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) localmente avançado, metastático ou recorrente, com histologia de adenocarcinoma, após primeira linha de quimioterapia à base de platina. <ref>Bula do medicamento do profissional Acesso 07/08/2018</ref>

Informações sobre o medicamento

O medicamento nintedanibe não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 54 do Decreto nº 8.901, de 10 de novembro de 2016, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.