Mudanças entre as edições de "Luteína"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Suplemento vitamínico ==Nomes comerciais== Lut10, Lutein OPT, Lutevit ==Principais informações== A luteína é um carotenóide, ou seja, um...')
 
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Suplemento vitamínico
+
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] – Não consta     
 +
 
 +
Este produto é cadastrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como alimento.
 +
<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/alimentos/q/?nomeProduto=lute%C3%ADna Classe Terapêutica - Registro ANVISA] Acesso 08/08/2018</ref>
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Lut10, Lutein OPT, Lutevit
+
Luteína
 
 
==Principais informações==
 
 
 
A [[luteína]] é um carotenóide, ou seja, um corante ou pigmento natural, presente nos legumes de folha verde escuro, como no espinafre, em várias frutas e no milho. A gema do ovo é igualmente uma fonte de luteína.
 
A luteína está relacionada a uma melhor saúde da visão pois, reduz o risco de degeneração macular e a uma pele saudável<ref>[http://www.farmadelivery.com.br/lut-10-10mg-c-60-capsulas Lut 10]</ref>.
 
 
 
Em termos simples, a luteína é um antioxidante que diminuiu ou reduz os radicais livres nocivos presentes nas várias partes do corpo. Os radicais livres desempenham um papel em várias doenças crônicas. A luteína também filtra os comprimentos de onda azuis, de alta energia, do espectro de luz visível. Julga-se que a luz azul, tanto da iluminação interior como a do sol, provoca "stress oxidativo" que libera radicais livres provocando lesões tanto na pele quanto nos olhos<ref>[http://www.farmadelivery.com.br/lut-10-10mg-c-60-capsulas Lut 10]</ref>.
 
 
 
 
 
 
 
'''Como a Degeneração Macural Relacionada a Idade (DMRI) evolui'''
 
 
 
  
Embora a forma úmida de DMRI seja responsável por apenas 10 a 15% de todos os casos de DMRI, a probabilidade de perda de visão grave é muito maior. A DMRI úmida é responsável por 90% dos casos de perda de visão grave associada à DMRI. A DMRI úmida é causada pelo crescimento de vasos sanguíneos anômalos, ou, neovascularização coroidal (NVC), na mácula. Estes vasos anômalos derramam líquidos na parte posterior do olho, provocando o aparecimento de edema na retina. Esta progressão conduz à formação de cicatriz, distorção e perda da visão central. A DMRI úmida pode lesionar rapidamente a mácula e dar origem à perda da visão central em pouco tempo<ref>[http://www.farmadelivery.com.br/lut-10-10mg-c-60-capsulas Lut 10]</ref>.
+
==Indicações==
  
A [[luteína]] está presente na mácula em quantidades altamente concentradas. A mácula é uma pequena região da retina responsável pela visão central mais apurada como, por exemplo, a visão de perto. O pigmento macular (PM) é o pigmento amarelo situado no interior da mácula que protege o tecido dos efeitos foto-oxidantes nocivos da luz azul, sendo totalmente composto por luteína e pelo composto relacionado, a zeaxantina<ref>[http://www.farmadelivery.com.br/lut-10-10mg-c-60-capsulas Lut 10]</ref>.
+
O produto [[Luteína]] está indicado na proteção de olhos e pele decorrentes à exposição solar e iluminação artificial e redução dos riscos de desenvolvimento de doenças crônicos degenerativos.   <ref>[http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/LUTEINA.pdf Ficha do produto] Acesso 08/08/2018</ref>
  
Não há evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia da luteína na redução da degeneração macular. Além disso, não há consenso sobre quantidade, período de utilização, condição de saúde do indivíduo, restrições a grupos populacionais específicos, bem como efeitos a longo prazo<ref> [http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/perguntas+frequentes/alimentos/49c5d8804050157da442ac89c90d54b4  ANVISA Luteína e Zeaxantina]</ref>.
+
==Informações sobre o produto==
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
'''O produto luteína não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
[[Luteína]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecida no momento.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 54 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8901.htm#art9 Decreto nº 8.901, de 10 de novembro de 2016], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.
  
Tanto a luteína quanto a zeaxantina podem ser encontradas predominantemente nos vegetais amarelos, alaranjados, vermelhos e verdes; tais como nectarina, laranja, mamão, pêssego, brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve-flor, ervilha, milho, rúcula, dentre outros.
+
Sendo assim, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição das 18h53min de 8 de agosto de 2018

Classe terapêutica

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) – Não consta

Este produto é cadastrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como alimento. <ref>Classe Terapêutica - Registro ANVISA Acesso 08/08/2018</ref>

Nomes comerciais

Luteína

Indicações

O produto Luteína está indicado na proteção de olhos e pele decorrentes à exposição solar e iluminação artificial e redução dos riscos de desenvolvimento de doenças crônicos degenerativos. <ref>Ficha do produto Acesso 08/08/2018</ref>

Informações sobre o produto

O produto luteína não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o art. 54 do Decreto nº 8.901, de 10 de novembro de 2016, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.

Sendo assim, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.