Mudanças entre as edições de "Indapamida"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
(Principais informações)
Linha 9: Linha 9:
 
==Principais informações==
 
==Principais informações==
  
A [[indapamida]], uma substância derivada da sulfonamida, é farmacologicamente relacionada aos diuréticos tiazídicos. Como eles, ela atua inibindo a reabsorção de sódio e aumentando a excreção urinária de sódio e de cloro e, menos intensamente, de potássio e magnésio. Assim, aumenta a diurese e exerce moderada ação anti-hipertensiva, a qual dura 24 horas <ref> http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/indapamida.pdf Nota Técnica N° 67/2012 - Ministério da Saúde </ref>.
+
A [[indapamida]], uma substância derivada da sulfonamida, é farmacologicamente relacionada aos diuréticos tiazídicos. Como eles, ela atua inibindo a reabsorção de sódio e aumentando a excreção urinária de sódio e de cloro e, menos intensamente, de potássio e magnésio. Assim, aumenta a diurese e exerce moderada ação anti-hipertensiva, a qual dura 24 horas <ref> [http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/indapamida.pdf Nota Técnica N° 67/2012 - Ministério da Saúde] </ref>.
  
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==

Edição das 21h24min de 9 de agosto de 2013

Classe terapêutica

Diurético

Nomes comerciais

Natrilix, Indapen, Flux

Principais informações

A indapamida, uma substância derivada da sulfonamida, é farmacologicamente relacionada aos diuréticos tiazídicos. Como eles, ela atua inibindo a reabsorção de sódio e aumentando a excreção urinária de sódio e de cloro e, menos intensamente, de potássio e magnésio. Assim, aumenta a diurese e exerce moderada ação anti-hipertensiva, a qual dura 24 horas <ref> Nota Técnica N° 67/2012 - Ministério da Saúde </ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento indapamida não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam a furosemida 40mg, pois é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ainda, os medicamentos hidroclorotiazida 25mg e espironolactona 25mg também são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos são de responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória, de acordo com a Deliberação 192/CIB/11 de 22 de julho de 2011, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Referências

<references/>