Mudanças entre as edições de "Cubitan"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Classe terapêutica)
m (Substituição de texto - "Conforme o art. 54 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8901.htm#art9 Decreto nº 8.901, de 10 de novembro de 2016]" por "Conforme o [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7646.htm Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011]")
 
(6 revisões intermediárias por 4 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Suplemento nutricional
+
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] – Não consta
 +
 
 +
Este produto não possui cadastro/registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 7: Linha 9:
 
Cubitan
 
Cubitan
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
 
 
Suplemento nutricional oral líquido hiperprotéico e hipercalórico, enriquecido em arginina e micronutrientes (zinco, vitaminas A, C e E). É utilizado para o tratamento de feridas crônicas, como úlceras de pressão (escaras), ferida cirúrgica, pé diabético e úlcera de perna. Age regulando o processo inflamatório e estimulando a cicatrização<ref>[http://www.nutricia.pt/ulceras-de-pressao/cubitan Bula do medicament]o</ref>.
 
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
O produto [[Cubitan]] tem como indicação terapia nutricional oral desenhada especificamente para auxiliar na cicatrização de úlceras por pressão e outras situações que exijam estímulo da cicatrização. Hiperproteica, acrescido de arginina e com alto teor de micronutrientes relacionados à cicatrização (zinco, selênio, vitaminas C, A e E) e carotenoides.    <ref>[http://www.danonenutricao.com.br/produtos/cubitan Informações do produto] Acesso 03/08/2018</ref>
  
Esse suplemento não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.
+
==Informações sobre o produto==
  
Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado e não existem suplementos fornecidos pelo SUS para essa finalidade.
+
'''O produto cubitan não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
Como alternativa indicada para o tratamento de feridas com grande potencial de infecção generalizada (queimaduras, úlceras varicosas, escaras de decúbito e feridas cirúrgicas infectadas), o SUS fornece [[Sulfadiazina de prata]] 1% pasta, integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013, cuja aquisição e distribuição são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7646.htm Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.
  
Para fins de nutrição, a SES/SC fornece dieta para nutrição enteral ou gastrostomia (sem marca específica) para pacientes adultos em uso de nutrição enteral (via sonda) em domicílio. Trata-se de dieta sintética polimérica com proteína de soja. O solicitante deve encaminhar processo administrativo solicitando tal produto para a Regional de Saúde correspondente ou ao Centro de Custo do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (ao qual o município onde reside está vinculado), no qual esteja comprovada a necessidade e, uma vez cadastrado, o mesmo passará a receber com regularidade (mensalmente) o produto. Portanto, caso o paciente necessite de nutrição enteral e esteja recebendo a dieta em domicílio, deve enquadrar-se no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, uma vez que não há restrição de CID para requerer esta suplementação. Nestes quesitos poderá receber a dieta via administrativa.
+
Sendo assim, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 18h23min de 29 de julho de 2019

Classe terapêutica[editar]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) – Não consta

Este produto não possui cadastro/registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Nomes comerciais[editar]

Cubitan

Indicações[editar]

O produto Cubitan tem como indicação terapia nutricional oral desenhada especificamente para auxiliar na cicatrização de úlceras por pressão e outras situações que exijam estímulo da cicatrização. Hiperproteica, acrescido de arginina e com alto teor de micronutrientes relacionados à cicatrização (zinco, selênio, vitaminas C, A e E) e carotenoides. <ref>Informações do produto Acesso 03/08/2018</ref>

Informações sobre o produto[editar]

O produto cubitan não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.

Sendo assim, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.