Mudanças entre as edições de "Óleo de Lorenzo"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Suplemento alimentar ==Nomes comerciais== Óleo de Lorenzo ==Principais informações== O óleo de Lorenzo é um suplemento alimentar com trioleat...')
 
m (Substituição de texto - "Conforme o art. 54 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8901.htm#art9 Decreto nº 8.901, de 10 de novembro de 2016]" por "Conforme o [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7646.htm Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011]")
 
(2 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Suplemento alimentar
+
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] – Não consta
 +
 
 +
Este produto não possui cadastro/registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 7: Linha 9:
 
Óleo de Lorenzo
 
Óleo de Lorenzo
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
 
 
O óleo de Lorenzo é um suplemento alimentar com trioleato de glicerol e trierucato de glicerol, utilizado no tratamento da adrenoleucodistrofia, uma doença rara também conhecida como doença de Lorenzo <ref>[http://www.tuasaude.com/oleo-de-lorenzo/ Bula do medicamento]</ref>. 
 
 
 
A adrenoleucodistrofia (ALD) é uma patologia ligada ao cromossomo X caracterizada por desmielinização progressiva do sistema nervoso central (SNC) (cérebro e medula espinhal) e insuficiência supra-renal periférica (doença de Addison). A forma cerebral da ALD juvenil (45% dos casos) afeta jovens do sexo masculino previamente saudáveis entre os 5 e os 12 anos de idade. As primeiras manifestações da doença consistem em déficits cognitivos moderados, seguidos por desmielinização progressiva do SNC, com diminuição da acuidade visual, surdez neuro-sensorial, ataxia cerebelosa, hemiplegia, convulsões e demência, conduzindo a um estado neurovegetativo ou à morte em alguns anos<ref>[http://www.orpha.net/consor/cgi-bin/OC_Exp.php?Expert=43&lng=PT]</ref>.
 
 
 
A forma adulta, designada adrenomieloneuropatia (AMN), é caracterizada por paraparesia espástica (perda parcial das funções motoras dos membros inferiores), alterações da marcha, patologia urinária e disfunção sexual, com início entre os 20 e os 45 anos. A doença progride para paraparesia grave complicada por desmielinização cerebral em 30% dos casos. O diagnóstico é confirmado pela demonstração de concentrações elevadas de ácidos gordos de cadeia muito longa (AGCML) no plasma ou fibroblastos. O transplante medular alogênico, desde que realizado numa fase inicial da doença, pode estabilizar e até reverter a desmielinização em rapazes com a forma cerebral. Não está demonstrado que qualquer outra terapia (óleo de Lorenzo, imunossupressores, beta-interferon) seja eficaz<ref>[http://www.orpha.net/consor/cgi-bin/OC_Exp.php?Expert=43&lng=PT]</ref>.
 
  
 +
O produto [[óleo de Lorenzo]] tem como indicação nutrição oral ou enteral, que contém uma mistura de quatro partes de trioleato de glicerol (fonte de ácido oleico) e uma parte de trierucato de glicerol (fonte de ácido erucico).    <ref>[http://www.danonenutricao.com.br/produtos/oleo-de-lorenzo Informações do produto] Acesso 09/08/2018</ref>
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
==Informações sobre o produto==
  
O medicamento [[Óleo de Lorenzo]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.
+
'''O produto óleo de Lorenzo não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Não existem alternativas terapêuticas disponibilizadas pelo SUS para essa patologia.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7646.htm Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.
  
 +
Sendo assim, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 09h45min de 30 de julho de 2019

Classe terapêutica[editar]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) – Não consta

Este produto não possui cadastro/registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Nomes comerciais[editar]

Óleo de Lorenzo

Indicações[editar]

O produto óleo de Lorenzo tem como indicação nutrição oral ou enteral, que contém uma mistura de quatro partes de trioleato de glicerol (fonte de ácido oleico) e uma parte de trierucato de glicerol (fonte de ácido erucico). <ref>Informações do produto Acesso 09/08/2018</ref>

Informações sobre o produto[editar]

O produto óleo de Lorenzo não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.

Sendo assim, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.