Mudanças entre as edições de "Nistatina"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
(Principais informações)
Linha 11: Linha 11:
 
[[Nistatina]] é indicado para o tratamento de candidíase vaginal (monilíase – infecção na mucosa da vagina com lesões esbranquiçadas). <ref> [http://www4.anvisa.gov.br/BularioEletronico/ ANVISA, Bulário Eletrônico online, 2012] </ref>
 
[[Nistatina]] é indicado para o tratamento de candidíase vaginal (monilíase – infecção na mucosa da vagina com lesões esbranquiçadas). <ref> [http://www4.anvisa.gov.br/BularioEletronico/ ANVISA, Bulário Eletrônico online, 2012] </ref>
  
É destinado a combater os fungos, entre eles um muito comum em recém-nascidos e lactentes - ''o sapinho’’ (Candida albicans). Este fungo pode também aparecer na boca de indivíduos adultos, principalmente em casos de uso de próteses dentárias ou quando o organismo está enfraquecido por carências nutricionais, vitamínicas e imunológicas <ref> [http://www.bristol.com.br/Files/Bulas/MICOSTATIN_SUS_OR_101800037_VP.pdf Bula do Medicamento] </ref>.
+
É destinado a combater os fungos, entre eles um muito comum em recém-nascidos e lactentes - o sapinho (Candida albicans). Este fungo pode também aparecer na boca de indivíduos adultos, principalmente em casos de uso de próteses dentárias ou quando o organismo está enfraquecido por carências nutricionais, vitamínicas e imunológicas <ref> [http://www.bristol.com.br/Files/Bulas/MICOSTATIN_SUS_OR_101800037_VP.pdf Bula do Medicamento] </ref>.
  
 
== Padronização no SUS ==
 
== Padronização no SUS ==

Edição das 21h33min de 24 de setembro de 2013

Classe terapêutica

Antifúngico.

Nomes comerciais

Albistin, Canditrat, Fungustatina, Kolprazol, Micostatin, Nicostan, Nicostat, Nidazolin, Nistatec, Nistaval, Nistax, Nistomic, Nistrazin

Principais informações

Nistatina é indicado para o tratamento de candidíase vaginal (monilíase – infecção na mucosa da vagina com lesões esbranquiçadas). <ref> ANVISA, Bulário Eletrônico online, 2012 </ref>

É destinado a combater os fungos, entre eles um muito comum em recém-nascidos e lactentes - o sapinho (Candida albicans). Este fungo pode também aparecer na boca de indivíduos adultos, principalmente em casos de uso de próteses dentárias ou quando o organismo está enfraquecido por carências nutricionais, vitamínicas e imunológicas <ref> Bula do Medicamento </ref>.

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)

Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013

Deliberação 192/CIB/11 de 22 de julho de 2011

Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento Nistatina 100.000 UI/mL suspenção oral é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.


Ainda, o medicamento Nistatina 100.000 UI/mL suspenção oral, 25.000 UI creme vaginal está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

Referências

<references/>