Mudanças entre as edições de "Cidofovir"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '== Registro na Anvisa == '''''Em 04/09/2020 o medicamento não apresentava registro na ANVISA.''''' == Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) == Antivirais d...')
 
(Registro na Anvisa)
Linha 1: Linha 1:
 
== Registro na Anvisa ==
 
== Registro na Anvisa ==
'''''Em 04/09/2020 o medicamento não apresentava registro na ANVISA.'''''
+
 
 +
'''O medicamento cidofovir não possui Registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)] e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional.
  
 
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
 
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==

Edição das 18h37min de 4 de janeiro de 2021

Registro na Anvisa

O medicamento cidofovir não possui Registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)] e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional.

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Antivirais de uso sistêmico <ref>Grupo ATC Acesso 04/09/2020</ref> - J05AB12 <ref>Código ATC Acesso 04/09/2020</ref>

Indicações

O medicamento Cidofovir é indicado para o tratamento da retinite por citomegalovirus (CMV) em doentes com Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) e sem alteração da função renal <ref>Registro do produto na União Européia Acesso em: 01/04/2020 </ref>.

Informações sobre o medicamento

O medicamento cidofovir não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.

Sendo assim, o referido produto, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza uma vasta gama de medicamentos para diferentes patologias. Os medicamentos e insumos fornecidos no âmbito do SUS, nos diferentes níveis de atenção à saúde, estão descritos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), classificados nos Componentes da Assistência Farmacêutica, quais sejam Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF).


Referências

<references/>