Mudanças entre as edições de "Lovastatina"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Informações sobre o medicamento)
(Registro na Anvisa)
Linha 1: Linha 1:
 
== Registro na Anvisa ==
 
== Registro na Anvisa ==
  
'''''Em 04/01/2021, o medicamento Lovastatina apresentava registro sanitário cancelado/caduco<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?substancia=6013  Consulta a registro sanitário do medicamento lovastatina] Acesso em 22/06/2020</ref>
+
'''''Em 19/11/2021, o medicamento Lovastatina apresentava registro sanitário cancelado/caduco<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?substancia=6013  Consulta a registro sanitário do medicamento lovastatina] Acesso em 22/06/2020</ref>
  
 
'''Categoria: ''' medicamento
 
'''Categoria: ''' medicamento

Edição das 21h27min de 19 de novembro de 2021

Registro na Anvisa

Em 19/11/2021, o medicamento Lovastatina apresentava registro sanitário cancelado/caduco<ref>Consulta a registro sanitário do medicamento lovastatina Acesso em 22/06/2020</ref>

Categoria: medicamento

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Agentes modificadores de lipídios <ref>Grupo ATC Acesso 22/06/2020</ref> - C10AA02<ref>Código ATC Acesso 22/06/2020</ref>

Nomes comerciais

Lovastatina

Indicações

O medicamento lovastatina é indicado para redução dos níveis elevados de colesterol total e LDL-colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária quando a resposta à dieta e a outras medidas não-farmacológicas isoladas forem inadequadas; redução dos níveis elevados de colesterol em pacientes com hipercolesterolemia combinada com hipertrigliceridemia, quando a hipercolesterolemia for anormalidade mais preocupante; e para retardar a progressão da aterosclerose coronariana em pacientes com doenças arterial coronariana, em combinação com dieta <ref>Bula do medicamento Lovastatina - Bula do profissional Acesso em 26/06/2020</ref>.

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2020

Portaria Conjunta MS/SAS nº 8, de 30 de julho de 2019 - Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dislipidemia: prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatite.

Informações sobre o medicamento

O medicamento lovastatina está padronizado pelo Ministério da Saúde para portadores de Dislipidemia - CID10 E780 a E786 e E788, por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), nas apresentações de 10 mg, 20 mg e 40 mg (comprimido), sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT da doença.

Em consulta a Relação Estadual de Medicamentos do CEAF/SC em 19/11/2021, o medicamento lovastatina consta como suspenso.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo), os quais não necessariamente compõe a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e/ou pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para portadores de dislipidemia: <ref>Formulário Terapêutico Nacional 2010 Acesso em 22/06/2020</ref><ref>RENAME 2020 Acesso em 22/06/2020</ref><ref>Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dislipidemia: prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatite Acesso em 22/06/2020</ref>.

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Informações sobre o financiamento do medicamento

O medicamento lovastatina pertence ao Grupo 2 do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). O financiamento e distribuição dos medicamentos que compõem o grupo 2 é de responsabilidade das Secretarias de Estado da Saúde.

Independentemente do Grupo, o fornecimento de medicamentos padronizados no CEAF deve obedecer aos critérios de diagnóstico, indicação de tratamento, inclusão e exclusão de pacientes, esquemas terapêuticos, monitoramento, acompanhamento e demais parâmetros contidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), estabelecidos pelo Ministério da Saúde, de abrangência nacional.

Para mais informações sobre o financiamento e fornecimento dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) clique aqui.

Referências

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.