Mudanças entre as edições de "Lactase"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Enzima digestiva ==Nomes comerciais== Digelac, Lactosil ==Principais informações== Lactase é uma enzima digestiva para o preparo de alimentos l...')
 
(Informações sobre o medicamento)
 
(22 revisões intermediárias por 7 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Enzima digestiva
+
'''SIM'''
  
==Nomes comerciais==
+
'''Categoria:''' alimento <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/alimentos/c/?nomeProduto=lactase Classe Terapêutica - Registro ANVISA] Acesso 21/01/2021</ref>
  
Digelac, Lactosil
+
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
  
==Principais informações==
+
Digestivos, incluindo enzimas <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=A09 Grupo ATC] Acesso 21/01/2021</ref> - A09AA04  <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=A09AA04 Código ATC] Acesso 21/01/2021</ref>
 
 
Lactase é uma enzima digestiva para o preparo de alimentos lácteos, apresentada em pó solúvel em água ou qualquer outro líquido. O seu uso proporciona a quebra da lactose nestes alimentos, atenuando os sintomas da intolerância à lactose. Não é um medicamento, pode ser usado por todas as pessoas e não possui contraindicações<ref>[https://digelac.com.br/pt/duvidas/] </ref>.
 
 
 
 
 
'''Intolerância à Lactose'''
 
 
 
A intolerância à lactose é uma inabilidade para digerir completamente a lactose, o açúcar predominante do leite. A lactose é um dissacarídeo e sua absorção requer hidrólise prévia no intestino delgado, mecanismo dependente de uma enzima chamada lactase. A deficiência de [[lactase]] conduz à má-digestão da lactose e à conseqüente intolerância. A lactose não digerida, conforme passa pelo cólon, é fermentada por bactérias colônicas, havendo produção de ácidos orgânicos de cadeia curta e gases. Isto resulta em cólicas, flatulência, dor e diarréia osmótica<ref>[http://revistas.unipar.br/saude/article/view/1190 TÉO, C. R. P. A. Intolerância à lactose: uma breve revisão para o cuidado nutricional]</ref>.
 
  
 +
==Nomes comerciais==
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
Enzilac, Invictus, Lacday, Lactosil, Lactozym, Lactprev, Lactrat, Perlatte, Redulac, Sensilatte
  
[[Lactase]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.
+
==Indicações==
  
Sendo assim, cumpre ser informado que, por não estar padronizada, não é fornecida pelo Estado e não existem alternativas fornecidas pelo SUS para essa finalidade.
+
O produto [[lactase]] está indicado na intolerância à lactose, para auxiliar na digestão dos leite e seus derivados<ref>[https://www.iberoquimica.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-162407.pdf Bula do produto] Acesso 02/02/2021</ref>.
  
No caso de a única patologia que a autora apresente ser intolerância à lactose, o consumo de alimentos isentos de leite/lactose tais como frutas, legumes, hortaliças, grãos, carnes (produtos naturalmente sem leite) e também alimentos industrializados sem lactose disponíveis no mercado atualmente (bolos, biscoitos, manteigas e até mesmo leite sem lactose), dispensaria a necessidade de uso deste suplemento enzimático, uma vez que os sintomas ocorrem como conseqüência do consumo de alimentos contendo leite/lactose. Este suplemento enzimático não constitui tratamento para a doença de modo que a sua utilização só é necessária previamente ao consumo de alimentos contendo leite (queijos, iogurtes, sorvetes, alguns biscoitos entre outros).
+
== Informações sobre o produto==
  
 +
O produto '''lactase não pertence''' ao elenco da [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste produto constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 17h13min de 2 de agosto de 2023

Registro na Anvisa[editar]

SIM

Categoria: alimento <ref>Classe Terapêutica - Registro ANVISA Acesso 21/01/2021</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)[editar]

Digestivos, incluindo enzimas <ref>Grupo ATC Acesso 21/01/2021</ref> - A09AA04 <ref>Código ATC Acesso 21/01/2021</ref>

Nomes comerciais[editar]

Enzilac, Invictus, Lacday, Lactosil, Lactozym, Lactprev, Lactrat, Perlatte, Redulac, Sensilatte

Indicações[editar]

O produto lactase está indicado na intolerância à lactose, para auxiliar na digestão dos leite e seus derivados<ref>Bula do produto Acesso 02/02/2021</ref>.

Informações sobre o produto[editar]

O produto lactase não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste produto constam em forma de link no decorrer do texto.