Mudanças entre as edições de "Lisado bacteriano"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Lisado bacteriano ==Nomes comerciais== Broncho Vaxom, Estimoral, Munolan, Paxoral, Uro Vaxon ==Principais informações== A ação esperada do [[l...')
 
(Indicações)
 
(14 revisões intermediárias por 8 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Lisado bacteriano
+
'''SIM'''
  
==Nomes comerciais==
+
'''Categoria:''' medicamento
  
Broncho Vaxom, Estimoral, Munolan, Paxoral, Uro Vaxon
+
'''Classe terapêutica:''' imunomodulador <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351371600202052/?substancia=23164&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Broncho-Vaxom ® - Registro ANVISA] Acesso em 27/09/2023.</ref>
  
==Principais informações==
+
==Nomes comerciais==
  
A ação esperada do [[lisado bacteriano]] é um estímulo ao sistema imunológico aumentando assim a resistência do organismo às infecções do trato respiratório. A ação do medicamento deve ocorrer após a administração do primeiro ciclo de tratamento (28 dias) e que se complementa com o segundo ciclo de tratamento (28 dias), devendo ser mantido um intervalo de 28 dias entre cada ciclo de tratamento para permitir a resposta do organismo. Esse medicamento está indicado para o tratamento de infecções recorrentes do trato respiratório tais como rinite, sinusite, otite, faringite, laringite, bronquite e nas suas formas compostas, em crianças e adultos <ref>[http://www.onofre.com.br/backoffice/uploads/Bula/199443.pdf  Bula do medicamento]</ref>.
+
Broncho-Vaxom ®, Extralerg ®, Paxoral
  
O uso de [[lisado bacteriano]] não está indicado em casos de gastroenterite aguda (infecção no aparelho digestivo) ou doenças auto-imunes e em gestantes. Também não deve utilizado por crianças menores que um ano, pois seu sistema imunológico ainda não está inteiramente formado. Não foram identificadas diferenças quanto à eficácia e segurança entre adultos e idosos (acima de 65 anos)<ref>[http://www.onofre.com.br/backoffice/uploads/Bula/199443.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
== Indicações ==
  
 +
O medicamento '''lisado bacteriano''' é indicado na terapia adjuvante em todos os processos infecciosos do trato respiratório. Prevenção de recidivas e da transição para o estado crônico. É especialmente recomendado como terapia auxiliar nos seguintes casos: bronquites aguda e crônica; amigdalite, faringite e laringite; rinite, sinusite e otite; infecções resistentes aos antibióticos convencionais; complicações bacterianas decorrentes de infecções virais do trato respiratório, especialmente na cirança e no idoso <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=100580122 Bula dos medicamentos Broncho-Vaxom ® – Bula do profissional] Acesso em 27/09/2023.</ref>. O medicamento indicado como terapia profilática ou adjuvante nos casos de infecções de repetição do trato respiratório superior, atua e modificando as reações imunológicas de forma a propiciar os efeitos de controle nas patologias, diminuindo os sintomas e reestabelecendo a proteção do sistema imunológico inato <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=117290008 Bula do medicamento Extralerg ® – Bula do profissional] Acesso em 27/09/2023.</ref>.
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
== Informações sobre o medicamento==
  
O medicamento [[lisado bacteriano]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Não existem alternativas equivalentes disponibilizadas pelo SUS.
+
O medicamento '''lisado bacteriano não pertence''' ao elenco da [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
 +
'''''      '''''
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 18h35min de 27 de setembro de 2023

Registro na Anvisa[editar]

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: imunomodulador <ref>Classe Terapêutica do medicamento Broncho-Vaxom ® - Registro ANVISA Acesso em 27/09/2023.</ref>

Nomes comerciais[editar]

Broncho-Vaxom ®, Extralerg ®, Paxoral

Indicações[editar]

O medicamento lisado bacteriano é indicado na terapia adjuvante em todos os processos infecciosos do trato respiratório. Prevenção de recidivas e da transição para o estado crônico. É especialmente recomendado como terapia auxiliar nos seguintes casos: bronquites aguda e crônica; amigdalite, faringite e laringite; rinite, sinusite e otite; infecções resistentes aos antibióticos convencionais; complicações bacterianas decorrentes de infecções virais do trato respiratório, especialmente na cirança e no idoso <ref>Bula dos medicamentos Broncho-Vaxom ® – Bula do profissional Acesso em 27/09/2023.</ref>. O medicamento indicado como terapia profilática ou adjuvante nos casos de infecções de repetição do trato respiratório superior, atua e modificando as reações imunológicas de forma a propiciar os efeitos de controle nas patologias, diminuindo os sintomas e reestabelecendo a proteção do sistema imunológico inato <ref>Bula do medicamento Extralerg ® – Bula do profissional Acesso em 27/09/2023.</ref>.

Informações sobre o medicamento[editar]

O medicamento lisado bacteriano não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.