Mudanças entre as edições de "Aminofilina"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto 'O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo pa)
(Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS)
 
(33 revisões intermediárias por 10 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Broncodilatador
+
'''SIM'''
 +
 
 +
'''Categoria:''' medicamento
 +
 
 +
'''Classe terapêutica:''' broncodilatadores <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/2500100508187/?substancia=713&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Asmafin ® - Registro ANVISA] Acesso em 10/11/2023.</ref>
 +
 
 +
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
 +
 
 +
Medicamentos para doenças obstrutivas das vias aéreas <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=R03&showdescription=no Grupo ATC] Acesso 03/02/2021</ref> - R03DA05 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=R03DA05 Código ATC] Acesso 03/02/2021</ref>
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Asmapen, Asmafin, Minoton
+
Asmafin ®, Resminoliv ®
 +
 
 +
== Indicações ==
 +
 
 +
O medicamento '''aminofilina''' é indicado para o alívio assintomático de asma brônquica aguda e para o tratamento de broncoespasmo reversível associado com bronquite crônica e enfisema <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=103700669 Bula do medicamento Resminoliv ® – Bula do profissional] Acesso em 10/11/2023.</ref>.
 +
 
 +
== Informações sobre o medicamento==
  
==Principais informações==
+
O medicamento '''aminofilina não pertence''' ao elenco da [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
A aminofilina atua como broncodilatador, causando relaxamento dos brônquios e dos vasos pulmonares (relaxamento da musculatura lisa) <ref> [http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/209/44676.pdf] Bula do medicamento</ref>.
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
É indicado para doenças caracterizadas por broncoespasmo, como a asma brônquica ou broncoespasmo associado com bronquite crônica e enfisema <ref> [http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/209/44676.pdf] Bula do medicamento</ref>.
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo''), os quais não necessariamente compõem a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para o tratamento da Asma:''' <ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Formulário Terapêutico Nacional 2010] Acesso em 10/11/2023.</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf RENAME 2022] Acesso em 10/11/2023.</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/portaria/2023/portaria-conjunta-saes-sectics-no-32-pcdt-asma.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Asma] Acesso em 04/01/2024.</ref>
  
A aminofilina, um complexo de teofilina com etilenodiamina, libera prontamente a teofilina no organismo. A teofilina e a aminofilina são broncodilatadores de baixa potência e elevado risco de efeitos colaterais <ref>Weinberg M, Hendeles L. Drug therapy: theophylline in asthma. N Engl J Med 1996;334:1380-8</ref>. A aminofilina é uma opção secundária de broncodilatador para alívio imediato dos sintomas da asma <ref>Rodrigo C, Rodrigo G. Treatment of acute asthma lack of therapeutic benefit and increase of the toxicity from aminophylline given in addition to high doses of salbutamol delivered by metered-dose inhaler with a spacer. Chest 1994;106:1071-6</ref>. Seu uso como medicação de alívio deve restringir-se a pacientes hospitalizados, de preferência em infusão contínua.
+
*[[Beclometasona, dipropionato de|Beclometasona]] (CBAF)
  
A margem terapêutica das xantinas é muito estreita, isto é, a dose tóxica é próxima da dose terapêutica. Por outro lado, seus níveis séricos, devido ao seu metabolismo hepático, podem ser marcadamente afetados por diversos fatores, incluindo idade, dieta, doenças e interações com outras drogas, tudo contribuindo para a complexidade no uso seguro destas medicações. Entre as drogas utilizadas para tratamento da asma, as xantinas têm o maior potencial para toxicidade grave. Sintomas gastrointestinais podem ser intoleráveis para alguns pacientes, mesmo nas doses terapêuticas usuais. No início do tratamento os efeitos colaterais podem ser reduzidos por elevação gradual das doses. Náuseas, diarréia, vômitos, cefaléia, irritabilidade e insônia são comuns quando a concentração sérica excede 20mcg/ml, e convulsões, encefalopatia tóxica, hipertermia, dano cerebral e morte podem ocorrer em concentrações séricas maiores. Hiperglicemia, hipocalemia, hipotensão e arritmias cardíacas podem também ocorrer, especialmente após superdosagem aguda. Pacientes idosos e lactentes têm maior risco de toxicidade <ref>Weinberg M, Hendeles L. Drug therapy: theophylline in asthma. N Engl J Med 1996;334:1380-8</ref>.
+
*[[Budesonida]] (CEAF)
  
Em casos de superdosagem com aminofilina, para controlar os sintomas tóxicos, o uso do medicamento deve ser interrompido. Por não haver antídoto específico, a lavagem gástrica ou medicação emética podem ser úteis. A fim de prevenir a hipotensão e controlar a desidratação, podem ser usado fluídos intravenosos e oxigênio <ref>[http://www.bulas.med.br/bula/5717/aminofilina.htm] Bula do medicamento</ref>.
+
*[[Formoterol, fumarato|Formoterol]] (CEAF)
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Formoterol + budesonida]] (CEAF)
  
O fármaco [[aminofilina]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento.
+
*[[Mepolizumabe]] (CEAF)
  
Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os fármacos [[salbutamol]] aerossol 100mcg/dose e solução inalante 5mg/ml, [[beclometasona]] 50mcg, 200mcg e 250mcg, [[ipratrópio, brometo|brometo de ipratrópio]] aerossol 0,02mg/dose e solução inalante 0,25mg/ml, que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
*[[Omalizumabe]] (CEAF)
  
Ainda, os fármacos [[prednisona]] 5mg e 20mg e 250mcg e [[prednisolona]] 1,34mg/ml também são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos acima é '''obrigatória''', de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
+
*[[Prednisolona, fosfato sódico|Prednisolona]] (CBAF)
  
Além disso, a SES/SC disponibiliza, para o tratamento da ASMA (CID 10 J45; J45.1 e J45.8), os fármacos fumarato de [[formoterol + budesonida]] 6/200mcg, 12/400mcg (pó inalante 60 doses e cápsula inalante) e ambos de forma separada, [[formoterol, fumarato|fumarato de formoterol]] 12 mcg pó para inalação, [[budesonida]] 200 mcg ou 400 mcg pó inalante ou aerosol oral, também [[fenoterol]] aerosol 100mcg, [[salmeterol]] 50mcg segundo critérios estabelecidos no [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_asma.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Asma].
+
*[[Prednisona]] (CBAF)
  
Ainda, a SES/SC disponibiliza, para o tratamento da DPOC (CID 10 J44.0; J44.1 e J44.8), os fármacos fumarato de [[formoterol + budesonida]] 6/200mcg, 12/400mcg (pó inalante 60 doses e cápsula inalante) e ambos de forma separada, [[formoterol, fumarato|fumarato de formoterol]] 12 mcg pó para inalação, [[budesonida]] 200 mcg ou 400 mcg pó inalante ou aerosol oral, também [[fenoterol]] aerosol 100mcg, [[salmeterol]] 50mcg,  segundo critérios estabelecidos no [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_dpoc_retificado_2013.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)].
+
*[[Salbutamol, sulfato|Salbutamol]] (CBAF)
  
O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Programa, a qual o município onde reside está vinculado.
+
'' '''Importante:''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma CEOS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. No entanto, é indispensável que os usuários correlacionem as alternativas citadas ao caso clínico do paciente.''
  
 +
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 15h25min de 4 de janeiro de 2024

Registro na Anvisa[editar]

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: broncodilatadores <ref>Classe Terapêutica do medicamento Asmafin ® - Registro ANVISA Acesso em 10/11/2023.</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)[editar]

Medicamentos para doenças obstrutivas das vias aéreas <ref>Grupo ATC Acesso 03/02/2021</ref> - R03DA05 <ref>Código ATC Acesso 03/02/2021</ref>

Nomes comerciais[editar]

Asmafin ®, Resminoliv ®

Indicações[editar]

O medicamento aminofilina é indicado para o alívio assintomático de asma brônquica aguda e para o tratamento de broncoespasmo reversível associado com bronquite crônica e enfisema <ref>Bula do medicamento Resminoliv ® – Bula do profissional Acesso em 10/11/2023.</ref>.

Informações sobre o medicamento[editar]

O medicamento aminofilina não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS[editar]

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo), os quais não necessariamente compõem a mesma categoria, mas possuem indicações semelhantes, estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) e pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para o tratamento da Asma: <ref>Formulário Terapêutico Nacional 2010 Acesso em 10/11/2023.</ref><ref>RENAME 2022 Acesso em 10/11/2023.</ref><ref>Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Asma Acesso em 04/01/2024.</ref>

Importante: As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma CEOS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. No entanto, é indispensável que os usuários correlacionem as alternativas citadas ao caso clínico do paciente.

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.