Mudanças entre as edições de "Nitrendipino"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Anti-hipertensivo e vasodilatador ==Nomes comerciais== Caltren, Nitrencord. ==Principais informações== Nitrendipino é um medicamento anti-...')
 
(Registro na Anvisa)
 
(18 revisões intermediárias por 6 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Anti-hipertensivo e vasodilatador
+
'''SIM'''
  
==Nomes comerciais==
+
'''Categoria:''' medicamento
  
Caltren, Nitrencord.  
+
'''Classe terapêutica:''' anti-hipertensivos
 +
<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351691227201839/?substancia=6954&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Nitrencord ® - Registro ANVISA] Acesso em 15/01/2024</ref> | antianginosos e vasodilatadores <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/q/?substancia=6954 Classe Terapêutica do medicamento Caltren ® - Registro ANVISA] Acesso em 15/01/2024</ref>
  
==Principais informações==
+
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
  
[[Nitrendipino]] é um medicamento anti-hipertensivo e vasodilatador. Está indicado no tratamento da hipertensão arterial como monoterapia ou associado a outras classes de agentes anti-hipertensivos. Está também indicado nos casos de doença arterial coronária (estável, crônica ou vasoespástica) <ref> [http://www.onofre.com.br/backoffice/uploads/Bula/044563.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
Bloqueadores do canal de cálcio <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=C08&showdescription=no Grupo ATC] Acesso em 15/01/2024</ref> - C08CA08 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=C08CA08 Código ATC] Acesso em 15/01/2024</ref>
  
Esse medicamento é um inibidor dos canais de cálcio na membrana das células musculares lisas dos vasos periféricos que atua com acentuada e uniforme ação vasodilatadora e anti-hipertensiva<ref>[http://www.onofre.com.br/backoffice/uploads/Bula/044563.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
==Nomes comerciais==
  
Um estudo foi realizado para avaliar a eficácia e tolerabilidade do nitrendipino na redução da pressão e massa ventricular esquerda em pacientes hipertensos e diabéticos tipo 2. 75 pacientes fizeram parte desse estudo, dos quais 38 pacientes foram designados para tratamento com captopril, e 37 pacientes com nitrendipino (distribuição aleatória). A duração de acompanhamento foi de 36 semanas. A conclusão do estudo foi de que o nitrendipino foi tão eficaz quanto o captopril na redução da pressão arterial sistólica e diastólica</ref>[http://www.epistemonikos.org/pt/documents/841cdc43b05fe1f4cc44360f36d192e694ba9670  Scognamiglio, R et al. Avaliação da eficácia e tolerabilidade do nitrendipino na redução da pressão e massa ventricular esquerda em tipo 2 hipertensos dia béticos]</ref>.
+
Caltren ®, Nitrencord ®
  
Em outro estudo, comparou-se a tolerabilidade e eficácia do tratamento com atenolol, nitrendipino e suas combinações, uma vez ao dia, em pacientes com hipertensão essencial ligeira a moderada. Os resultados sugerem que a dose única diária de nitrendipino isoladamente não teve nenhum efeito significativo sobre a pressão arterial de 24 horas na grande maioria dos pacientes. Além disso, retiradas devido aos efeitos adversos foram mais comuns durante o tratamento com nitrendipino (vasodilatação sistêmica intensa - rubor, eritema, dor de cabeça). O tratamento combinado foi mais bem tolerado, no entanto parece não oferecer vantagens em relação ao uso isolado de atenolol, tanto em termos de controle da pressão arterial quanto efeitos adversos<ref> [http://www.epistemonikos.org/pt/documents/e993eec6c5b681ada48b29ce1099d39c54caf293 MACLEAN, D. et al. Comparação de atenolol uma vez por dia, nitrendipina e sua combinação de hipertensão essencial leve a moderada]</ref>.
+
==Indicações==
  
 +
O medicamento [[nitrendipino]] é destinado ao tratamento da hipertensão arterial, podendo ser utilizado tanto em regime de monoterapia como em combinação com outras classes de anti-hipertensivos. Além disso, está também indicado na doença arterial coronariana (angina estável crônica ou vasoespástica). <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=105730563 Bula do medicamento Nitrencord ® - Bula do Profissional] Acesso em 15/01/2024</ref>
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
==Informações sobre o medicamento==
  
O medicamento [[Nitrendipino]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
+
O medicamento '''nitrendipino não pertence''' ao elenco da [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
O [[Nifedipino]] 10mg, outro medicamento anti-hipertensivo e antagonista dos canais de cálcio pode ser uma alternativa oferecida pelo SUS ao nitrendipino, pois é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
Ressalta-se que a disponibilização deste é '''obrigatória''', de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo''), os quais compõem a mesma classe terapêutica, '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF):''' <ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Formulário Terapêutico Nacional 2010] Acesso em 15/01/2024</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf RENAME 2022] Acesso em 15/01/2024</ref>
  
Ainda, o medicamento [[Nifedipino]] 20mg está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012].
+
*[[Anlodipino, besilato]]
  
Além desse medicamento, o medicamento [[anlodipino, besilato|besilato de anlodipino]] 5mg e 10mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização deste é '''obrigatória''', de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
+
*[[Nifedipino]]  
  
Também, as unidades locais de saúde devem disponibilizar os fármacos anti-hipertensivos [[Losartana potássica|losartana]] 50mg, [[atenolol]] 50mg e 100mg, [[propranolol]] 10mg e 40mg, [[Enalapril, maleato|enalapril]] 5mg, 10mg e 20mg, [[captopril]] 25mg,    [[espironolactona]] 25mg, [[Anlodipino, besilato|anlodipino]] 5mg e 10mg e [[hidroclorotiazida]] 25mg pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes é '''obrigatória''', de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
+
*[[Verapamil, cloridrato|Verapamil]]  
  
Ainda, as unidades locais de saúde (postos de saúde) também disponibilizam os medicamentos [[Metoprolol, succinato|metoprolol]] 25mg, 50mg e 100mg, [[carvedilol]] 3,125mg, 6,25mg, 12,5mg e 25mg, [[metildopa]] 250mg, [[Verapamil, cloridrato|verapamil]] 80mg e 120mg, [[Amiodarona, cloridrato|amiodarona]] 200mg, [[Propafenona, cloridrato|propafenona]] 150mg e 300mg, [[Hidralazina, cloridrato|hidralazina]] 25mg e 50mg, [[furosemida]] 40mg, [[Isossorbida, dinitrato|dinitrato de isossorbida]] 5mg, [[Isossorbida, mononitrato|mononitrato de isossorbida]] 20mg e 40mg, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 +
==Referências==
  
==Referências==
+
<references/>
<references>
+
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 15h39min de 15 de janeiro de 2024

Registro na Anvisa[editar]

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: anti-hipertensivos <ref>Classe Terapêutica do medicamento Nitrencord ® - Registro ANVISA Acesso em 15/01/2024</ref> | antianginosos e vasodilatadores <ref>Classe Terapêutica do medicamento Caltren ® - Registro ANVISA Acesso em 15/01/2024</ref>

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)[editar]

Bloqueadores do canal de cálcio <ref>Grupo ATC Acesso em 15/01/2024</ref> - C08CA08 <ref>Código ATC Acesso em 15/01/2024</ref>

Nomes comerciais[editar]

Caltren ®, Nitrencord ®

Indicações[editar]

O medicamento nitrendipino é destinado ao tratamento da hipertensão arterial, podendo ser utilizado tanto em regime de monoterapia como em combinação com outras classes de anti-hipertensivos. Além disso, está também indicado na doença arterial coronariana (angina estável crônica ou vasoespástica). <ref>Bula do medicamento Nitrencord ® - Bula do Profissional Acesso em 15/01/2024</ref>

Informações sobre o medicamento[editar]

O medicamento nitrendipino não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS[editar]

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo), os quais compõem a mesma classe terapêutica, estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF): <ref>Formulário Terapêutico Nacional 2010 Acesso em 15/01/2024</ref><ref>RENAME 2022 Acesso em 15/01/2024</ref>

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.