Mudanças entre as edições de "Policresuleno + cloridrato de cinchocaína"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
 
(13 revisões intermediárias por 9 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Adstringente e anestésico local
+
'''SIM'''
  
==Nomes comerciais==
+
'''Categoria:''' medicamento
  
Proctyl
+
'''Classe terapêutica:''' anti-hemorroidários tópicos <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/2599200569568/?substancia=7655&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Proctyl ® - Registro ANVISA] Acesso em 29/02/2024</ref> 
  
==Principais informações==
+
==Nomes comerciais==
  
O policresuleno age como adstringente e a cinchocaína como anestésico local. Em combinação esse medicamento proporciona melhora imediata e duradoura dos distúrbios inflamatórios e dolorosos da região anorretal<ref>[http://www.takedabrasil.com/~/media/Countries/br/Files/PDFs/bulas/bulas_para_profissionais_de_saude/proctyl_bula_profissional_de_saude.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
Proctyl ®
  
O policresuleno exerce uma ação eletiva sobre o tecido lesado, o qual é coagulado e removido, mantendo intacto o tecido são e levando a uma rápida limpeza da lesão. Uma hiperemia reativa local estimula o processo de regeneração tissular. O efeito bactericida do policresuleno evita a colonização de patógenos, prevenindo ou combatendo infecções locais, e sua ação hemostática, produzida pela constrição de pequenos vasos, faz cessar rapidamente os fenômenos hemorrágicos. As propriedades adstringentes do policresuleno eliminam a secreção<ref>[http://www.takedabrasil.com/~/media/Countries/br/Files/PDFs/bulas/bulas_para_profissionais_de_saude/proctyl_bula_profissional_de_saude.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
== Indicações ==
  
O cloridrato de cinchocaína (também conhecido como dibucaína) é um anestésico local que elimina localmente e de forma reversível a excitabilidade dos receptores da dor e os estímulos de condução dos nervos sensoriais, além de reduzir as sensações térmicas. Desta forma, proporciona alívio da dor e do prurido que acompanham os distúrbios anorretais<ref>[http://www.takedabrasil.com/~/media/Countries/br/Files/PDFs/bulas/bulas_para_profissionais_de_saude/proctyl_bula_profissional_de_saude.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
O medicamento '''policresuleno + cloridrato de cinchocaína''' é indicado para o tratamento de hemorroidas, em especial aquelas acompanhadas de inflamação e hemorragia; fissuras, prurido e eczemas anais provocados por afecções anorretais; como curativo após cirurgias proctológicas. <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=106390111 Bula do medicamento Proctyl ® - Bula do Profissional] Acesso em 29/02/2024</ref>
  
Por eliminar o sangramento, a secreção e o prurido, evitar infecções e favorecer a regeneração tissular esse medicamento está indicado para o tratamento de hemorroidas, em especial aquelas acompanhadas de inflamação e hemorragia; fissuras, prurido e eczemas anais provocados por afecções anorretais; como curativo após cirurgias proctológicas<ref>[http://www.takedabrasil.com/~/media/Countries/br/Files/PDFs/bulas/bulas_para_profissionais_de_saude/proctyl_bula_profissional_de_saude.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
== Informações sobre o medicamento==
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
O medicamento '''policresuleno + cloridrato de cinchocaína não pertence''' ao elenco da [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
[[Policresuleno + cloridrato de cinchocaína]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
+
==Referências==
  
Sintomas leves normalmente são tratados através da correção dos hábitos alimentares, aumentando ingestão de água e de fibras. São boas fontes de fibras os cereais, os alimentos integrais, as frutas e os vegetais. Diminuir o esforço para evacuar é muito importante para não piorar o problema. Nos casos em que as medidas clínicas não resultam em um bom controle dos sintomas, pode ser necessário um tratamento definitivo através de procedimentos, que vão desde a ligadura elástica até a cirurgia propriamente dita<ref> [http://www.sbcp.org.br/?doencas-comuns-conteudo&id=187 Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Hemorróidas]</ref>.
+
<references/>
 
+
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''
Para alívio da dor e inflamação, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os anti-inflamatórios analgésicos [[ibuprofeno]] 200mg, 600mg e 20mg/ml, [[ácido acetilsalicílico]] 500mg e os analgésicos e antitérmicos [[paracetamol]] 500mg e 200mg/ml e [[Dipirona sódica]] 500mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória, de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
 
 
 
 
 
==Referências==
 
<references>
 

Edição atual tal como às 15h52min de 29 de fevereiro de 2024

Registro na Anvisa[editar]

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: anti-hemorroidários tópicos <ref>Classe Terapêutica do medicamento Proctyl ® - Registro ANVISA Acesso em 29/02/2024</ref>

Nomes comerciais[editar]

Proctyl ®

Indicações[editar]

O medicamento policresuleno + cloridrato de cinchocaína é indicado para o tratamento de hemorroidas, em especial aquelas acompanhadas de inflamação e hemorragia; fissuras, prurido e eczemas anais provocados por afecções anorretais; como curativo após cirurgias proctológicas. <ref>Bula do medicamento Proctyl ® - Bula do Profissional Acesso em 29/02/2024</ref>

Informações sobre o medicamento[editar]

O medicamento policresuleno + cloridrato de cinchocaína não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Referências[editar]

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.