Mudanças entre as edições de "Testosterona, undecilato"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
m (Substituição de texto - "Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos especiais de Alto Custo do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde." por "Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.")
 
(37 revisões intermediárias por 10 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
<span style="font-size:small;color:blue"> Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à '''lista C5''' da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/1998/prt0344_12_05_1998_rep.html Portaria n.344, de 12 de maio de 1998] Acesso em 24/04/2024.</ref>. <span style="font-size:small;color:blue">
  
Hormônio masculino, androgênio
+
<span style="font-size:small;color:blue">Validade da receita: 30 dias
  
==Nomes comerciais==
+
<span style="font-size:small;color:blue">Prescrição máxima: Limitada a 5 (cinco) ampolas e para as demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 (sessenta) dias
 +
 
 +
<span style="font-size:small;color:blue"> Para informações complementares consulte o item [[Prescrições Médicas]] na página principal.
 +
 
 +
As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou altamente teratogênicas. Além disso, em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e psicotrópicos ou são classificadas como substâncias anabolizantes
 +
 
 +
== Registro na Anvisa ==
 +
 
 +
'''SIM'''
  
Nebido
+
'''Categoria:''' medicamento
  
==Principais informações==
+
'''Classe terapêutica:''' andrógenos simples <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/25351517516202253/?substancia=9306&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Nebido ® - Registro ANVISA] Acesso em 24/04/2024..</ref>
  
A testosterona é o androgênio mais importante no sexo masculino, sintetizado principalmente nos testículos, sendo responsável pela manutenção do fenótipo masculino e funções androgênio-dependentes (por exemplo, espermatogênese, glândulas sexuais secundárias).
+
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
  
Os sinais e sintomas associados ao hipogonadismo masculino incluem, mas não se limitam a, disfunção erétil e diminuição da libido, fadiga, depressão, assim como ausência das características sexuais secundárias, seu desenvolvimento incompleto, ou sua regressão, aumento do risco de osteoporose, aumento de gordura visceral e diminuição da massa corporal magra e força muscular.
+
Hormônios sexuais e moduladores do sistema reprodutor <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=G03&showdescription=no Grupo ATC] Acesso em 24/04/2024.</ref> - G03BA03 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=G03BA03 Código ATC] Acesso em 24/04/2024.</ref>
  
[[Testosterona, undecilato|Undecilato de testostenona]] é um medicamento indicado quando há necessidade de reposição de testosterona em hipogonadismo masculino e pode ser administrado para melhorar os níveis deficientes de testosterona e os sinais e sintomas relacionados.
+
==Nomes comerciais==
 +
Atesto ®, Daem ®, Hormus ®, Nebido ®
  
[[Testosterona, undecilato|Undecilato de testostenona]] é uma solução de depósito, ou seja, após a administração intramuscular na forma de solução oleosa, a substância ativa é gradualmente liberada. Portanto a administrada por via intramuscular deve ser realizada a cada 10 a 14 semanas - o que difere dos demais medicamentos a base de testosterona, que tem a posologia de uma aplicação mensal.
+
== Indicações ==
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
O medicamento '''undecilato de testosterona''' é indicado para reposição de testosterona em hipogonadismo masculino primário e secundário<ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=186100019 Bula do medicamento Nebido ® – Bula do profissional] Acesso em 24/04/2024.</ref>.
  
O fármaco [[Testosterona, undecilato|Undecilato de testostenona]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento e não existem alternativas para esse medicamento disponibilizadas pelo Estado.
+
== Informações sobre o medicamento==
  
No entanto, alguns municípios o acrescentaram em sua Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME). Dessa forma, deve-se consultar a Secretaria Municipal de Saúde para verificar a disponibilidade desse medicamento.
+
O medicamento '''undecilato de testosterona não pertence''' ao elenco da [https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/20220128_rename_2022.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://ceos.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
 +
'''''      '''''
 
==Referências==
 
==Referências==
 
 
<references/>
 
<references/>
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição atual tal como às 18h44min de 23 de agosto de 2024

Medicamento Sujeito a Controle Especial - Este medicamento pertence à lista C5 da Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998[1].

Validade da receita: 30 dias

Prescrição máxima: Limitada a 5 (cinco) ampolas e para as demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente a no máximo 60 (sessenta) dias

Para informações complementares consulte o item Prescrições Médicas na página principal.

As substâncias presentes na Portaria nº 344/98 necessitam de controle mais rigoroso uma vez que apresentam ação no sistema nervoso central com capacidade de causar dependência física ou psíquica; assim como podem ser abortivas ou altamente teratogênicas. Além disso, em alguns casos são utilizadas para fabricação de entorpecentes e psicotrópicos ou são classificadas como substâncias anabolizantes

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: andrógenos simples [2]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Hormônios sexuais e moduladores do sistema reprodutor [3] - G03BA03 [4]

Nomes comerciais

Atesto ®, Daem ®, Hormus ®, Nebido ®

Indicações

O medicamento undecilato de testosterona é indicado para reposição de testosterona em hipogonadismo masculino primário e secundário[5].

Informações sobre o medicamento

O medicamento undecilato de testosterona não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Referências

  1. Portaria n.344, de 12 de maio de 1998 Acesso em 24/04/2024.
  2. Classe Terapêutica do medicamento Nebido ® - Registro ANVISA Acesso em 24/04/2024..
  3. Grupo ATC Acesso em 24/04/2024.
  4. Código ATC Acesso em 24/04/2024.
  5. Bula do medicamento Nebido ® – Bula do profissional Acesso em 24/04/2024.
  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.