Mudanças entre as edições de "Sumatriptana, succinato"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Agonista dos receptores de serotonina 5HT1B e 5HT1D ==Nomes comerciais== Imigran, Sumax ==Principais informações== É indicado para o alívio i...')
 
(Classe terapêutica)
Linha 2: Linha 2:
  
 
Agonista dos receptores de serotonina 5HT1B e 5HT1D
 
Agonista dos receptores de serotonina 5HT1B e 5HT1D
 
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==

Edição das 13h06min de 4 de agosto de 2014

Classe terapêutica

Agonista dos receptores de serotonina 5HT1B e 5HT1D

Nomes comerciais

Imigran, Sumax

Principais informações

É indicado para o alívio imediato das crises de enxaqueca, com ou sem aura. <ref> [1] Bula do medicamento</ref>.


A sumatriptana é um agonista seletivo vascular dos receptores de serotonina encontrados predominantemente nos vasos sangüíneos cranianos cuja função é regular a vasoconstrição. A sumatriptana provoca constrição da circulação arterial da carótida, que fornece sangue para os tecidos extracranianos e intracranianos, como as meninges. Presume-se que a dilatação e/ou a formação de edema nestes vasos esteja relacionada ao mecanismo de enxaqueca no ser humano. Além disto, evidências experimentais sugerem que a sumatriptana inibe a atividade do nervo trigêmeo. Estas ações podem contribuir para a ação anti-enxaqueca da sumatriptana em seres humanos <ref>[2] Bula do medicamento</ref>.

O medicamento, como todos os demais triptanos, é contra-indicado nos pacientes com hipertensão arterial não controlada e naqueles com doença cardíaca isquêmica, devido à sua ação vasoconstritora. Alguns pacientes apresentam desconforto torácico após utilizarem o sumatriptana o que, em indivíduos sadios, não está relacionado com isquemia cardíaca. Outros efeitos adversos são: dormências e formigamentos, sensações de calor e frio na cabeça, no pescoço, no tórax e nas extremidades, vertigem e rubor (vermelhidão) <ref>[3] Bula do medicamento</ref>. A maior limitação do sumatriptana parece ser o índice de recorrência da enxaqueca no mesmo dia, da ordem de até 40%, segundo alguns autores <ref>http://sbce.med.br/index.php?option=com_content&view=article&id=43:tratamento-das-crises&catid=25:dor-de-cabeca&Itemid=70</ref>.


Informações sobre o medicamento/alternativas

A sumatriptana não está padronizada nos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizado no momento pelo Estado. Como profilaxia medicamentosa da enxaqueca, as Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde) disponibilizam o fármaco propranolol 10 e 40mg. Para o tratamento agudo as Unidades Locais de Saúde disponibilizam os antiinflamatórios analgésicos ibuprofeno 200mg, 600mg e 20mg/ml, ácido acetilsalicílico 500mg e os analgésicos e antitérmicos Paracetamol 500 mg e 200mg/ml e Dipirona 500mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.


Referências

<references>