Mudanças entre as edições de "Lactulose"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Laxante ==Nomes comerciais== Lactulona, Colonac, Lactuliv, Normolax, Farlac, Pentalac, Inlact ==Principais informações== Lactulose é indica...')
 
m (Substituindo texto '(RENAME) 2012' por '(RENAME) 2013')
Linha 17: Linha 17:
 
[[Lactulose]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
 
[[Lactulose]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
  
Como alternativa, o SUS fornece os medicamentos [[Glicerol]] enema 120 mg/mL e supositório 72 mg, e [[Óleo mineral]] 100 mL, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
Como alternativa, o SUS fornece os medicamentos [[Glicerol]] enema 120 mg/mL e supositório 72 mg, e [[Óleo mineral]] 100 mL, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
  
 
<references/>
 
<references/>

Edição das 14h51min de 16 de outubro de 2014

Classe terapêutica

Laxante

Nomes comerciais

Lactulona, Colonac, Lactuliv, Normolax, Farlac, Pentalac, Inlact

Principais informações

Lactulose é indicada para o tratamento sintomático da constipação intestinal; também é indicada para a prevenção e tratamento de encefalopatia hepática, tanto no pré-coma quanto no coma hepático.

A lactulose é um dissacarídeo comum, formado por uma molécula de galactose e uma de frutose. Uma vez ingerida, a lactulose não é absorvida pelo trato gastrintestinal e nem é hidrolisável pelas enzimas intestinais, devido à ausência da enzima específica - a lactulase. Desta forma, chega ao cólon praticamente inalterada, onde é fermentada pelas bactérias sacarolíticas, produzindo o ácido lático e pequenas quantidades de ácido acético e ácido fórmico. A acidificação do meio que ocorre na degradação da lactulose desencadeia mecanismos responsáveis pela sua ação na constipação e na encefalopatia hepática. A acidificação do conteúdo intestinal e o aumento na pressão osmótica causam um afluxo de líquidos para o interior do cólon, o que resulta em aumento e amolecimento do bolo fecal, acelerando dessa forma o trânsito intestinal <ref> Bula do Medicamento </ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

Lactulose não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.

Como alternativa, o SUS fornece os medicamentos Glicerol enema 120 mg/mL e supositório 72 mg, e Óleo mineral 100 mL, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

<references/>