Mudanças entre as edições de "Sertralina"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '(RENAME) 2012' por '(RENAME) 2013')
(Informações sobre o medicamento/alternativas)
Linha 19: Linha 19:
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
  
A [[sertralina]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
+
A [[sertralina]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
  
 
Outros inibidores seletivos da recaptação de serotonina são a [[Fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]], a [[paroxetina]], o [[citalopram]] e o [[escitalopram]].  A alternativa fornecida pelo SUS é a [[Fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]], cuja aquisição e distribuição é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
 
Outros inibidores seletivos da recaptação de serotonina são a [[Fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]], a [[paroxetina]], o [[citalopram]] e o [[escitalopram]].  A alternativa fornecida pelo SUS é a [[Fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]], cuja aquisição e distribuição é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Edição das 11h06min de 13 de março de 2015

Classe terapêutica

Antidepressivo - inibidor específico da recaptação da serotonina

Nomes comerciais

Zoloft, Tolrest, Assert, Dieloft, Serenata, Seronip, Zoltralina

Principais informações

O cloridrato de sertralina age sobre uma substância encontrada no cérebro, a serotonina, aumentando sua disponibilidade e com isso aliviando sintomas depressivos e ansiosos.

É indicado no tratamento de sintomas de depressão, incluindo depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, em pacientes com ou sem história de mania. Após uma resposta satisfatória, a continuidade do tratamento com cloridrato de sertralina é eficaz tanto na prevenção de recaída dos sintomas do episódio inicial de depressão, assim como na recorrência de outros episódios depressivos.

O medicamento também é indicado para o tratamento de transtorno obsessivo compulsivo (TOC) em pacientes adultos e pediátricos, transtorno do pânico, transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), síndrome da tensão pré-menstrual (STPM) e/ou transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) e transtorno da ansiedade social <ref> Bula do Medicamento </ref>.

Estudo comparativo entre sertralina e fluoxetina em pacientes idosos mostrou que ambas apresentaram resposta positiva, foram seguras e bem toleradas <ref> (2) Newhouse PA, Krishnan KR, Doraiswamy PM, Richter EM, Batzar ED, Clary CM. Uma comparação duplo-cego de sertralina ea fluoxetina em pacientes idosos deprimidos. The Journal of Clinical Psychiatry. 2000; 61 (8) :559-68. </ref>. A sertralina foi associada com o desempenho superior na melhora da qualidade do sono e qualidade de vida, comportamento emocional e deambulação. Porém, tanto a sertralina quanto a fluoxetina foram bem toleradas, sem diferenças significativas entre os tratamentos <ref> (3) Nota Técnica ABS N° 13/2012/NUT/CODAJUD/CONJUR - Ministério da Saúde </ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

A sertralina não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Outros inibidores seletivos da recaptação de serotonina são a fluoxetina, a paroxetina, o citalopram e o escitalopram. A alternativa fornecida pelo SUS é a fluoxetina, cuja aquisição e distribuição é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ainda, o SUS também disponibiliza outros medicamentos antidepressivos como a amitriptilina, clomipramina e nortriptilina, que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição destes medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

<references/>