Mudanças entre as edições de "Cabergolina"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica))
m (Substituindo texto '(exceto para medicamentos de uso ambulatorial).' por '(exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).')
Linha 22: Linha 22:
 
'''DISPONIBILIZADO PARA'''
 
'''DISPONIBILIZADO PARA'''
  
Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos de uso ambulatorial).
+
Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).
  
 
== RENAME 2014 / CEAF (Componente Especializado de Assistência Farmacêutica) ==
 
== RENAME 2014 / CEAF (Componente Especializado de Assistência Farmacêutica) ==

Edição das 11h21min de 13 de janeiro de 2016

NOMES COMERCIAIS

CABEREDUX, CABERTRIX, DOSTINEX

REGISTRO NA ANVISA

SIM

CLASSE TERAPÊUTICA

Derivado dopaminérgico que inibe a secreção de prolactina<ref>[1]</ref>

INDICAÇÃO

Cabergolina é indicada para o tratamento de distúrbios hiperprolactinêmicos, idiopáticos ou devido a adenomas hipofisários; para o tratamento de disfunções associadas à hiperprolactinemia, como amenorréia, oligomenorréia, anovulação e galactorréia; para pacientes com adenomas hipofisários secretores de prolactina (micro e macroprolactinomas), hiperprolactinemia idiopática, ou síndrome da sela vazia com hiperprolactinemia associada, que representam as patologias básicas que contribuem para as manifestações clínicas acima; É também indicado em situações em que a inibição da lactação fisiológica imediatamente após o parto e/ou a supressão da lactação já estabelecida são clinicamente mandatórias<ref>[26986-1-0.PDF]</ref>.

PADRONIZAÇÃO NO SUS

RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica)

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013, que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.


APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014

  • cabergolina 0,5mg (comprimido)


DISPONIBILIZADO PARA

Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).

RENAME 2014 / CEAF (Componente Especializado de Assistência Farmacêutica)

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso para todas as doenças contempladas no CEAF, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde. É regulamentado pela Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013 e Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013.

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Programa, a qual o município onde reside está vinculado.


APRESENTAÇÃO PADRONIZADA

  • cabergolina 0,5mg (comprimido)


DISPONIBILIZADO PARA

Portadores de HIPERPROLACTINEMIA (CID10 E22.1) e ACROMEGALIA (CID10 E22.0), segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

Referências

<references>