Mudanças entre as edições de "Estrogênios conjugados"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014')
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== NOMES COMERCIAIS ==
 
+
ESTRINOLON, ESTROGENON, GESTROCON, MENOPRIN, PREMARIM, REPOGEN
 +
== REGISTRO NA ANVISA ==
 +
SIM
 +
== CLASSE TERAPÊUTICA ==
 
Hormônio
 
Hormônio
 +
== INDICAÇÃO ==
 +
Os [[estrogênios conjugados]] estão indicados para:
 +
* Tratamento de fogachos moderados a intensos, associados com a menopausa.
 +
* Tratamento da atrofia vaginal e vulvar (sintomas de secura e coceira).
 +
* Prevenção da osteoporose na pós-menopausa em mulheres com risco de fraturas.
 +
* Controle da osteoporose na pós-menopausa em mulheres com risco de fraturas. O tratamento deve ser iniciado assim que possível após o início da menopausa.
 +
* Tratamento da falta ou diminuição de estrogênio devido a baixa produção por remoção cirúrgica dos ovários ou de sua insuficiência.
 +
* O tratamento com estrogênios conjugados naturais isolados está indicado para mulheres sem útero<ref> [http://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/premarin.pdf Bula do medicamento]</ref>.
 +
== '''PADRONIZAÇÃO NO SUS''' ==
  
==Nomes comerciais==
+
== RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica) ==
 
+
Premarim, Repogen, Estrinolon, Estrogenon, Gestrocon, Menoprin
+
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013], que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
 
==Principais informações==
 
  
Os [[estrogênios conjugados]] são indicados no tratamento de fogachos moderados a intensos, associados com a menopausa, no tratamento da atrofia vaginal e vulvar (sintomas de secura e coceira), prevenção da osteoporose na pós-menopausa em mulheres com risco de fraturas, controle da osteoporose na pós-menopausa em mulheres com risco de fraturas (o tratamento deve ser iniciado assim que possível após o início da menopausa), tratamento da falta ou diminuição de estrogênio devido a baixa produção por remoção cirúrgica dos ovários ou de sua insuficiência, e também está indicado para mulheres sem útero <ref> [https://ssl.pfizernet.com.br/pfizer/arquivoPdf/Premarin_Drageas.pdf Bula do Medicamento] </ref>.
+
O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.
  
== Padronização no SUS ==
 
 
[http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/janeiro/13/Rename-2014.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)]
 
  
[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013] - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
+
'''APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014'''
  
[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013]
+
* [[estrogênios conjugados]] 0,3mg (comprimido) e 0,625mg/g(creme vaginal)
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
  
[[Estrogênios conjugados]], nas concentrações 0,3mg comprimidos e 0,625mg/g creme vaginal, é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
'''DISPONIBILIZADO PARA'''
  
 +
Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).
 
==Referências==
 
==Referências==
 
+
<references>
<references/>
 

Edição das 12h44min de 20 de janeiro de 2016

NOMES COMERCIAIS

ESTRINOLON, ESTROGENON, GESTROCON, MENOPRIN, PREMARIM, REPOGEN

REGISTRO NA ANVISA

SIM

CLASSE TERAPÊUTICA

Hormônio

INDICAÇÃO

Os estrogênios conjugados estão indicados para:

  • Tratamento de fogachos moderados a intensos, associados com a menopausa.
  • Tratamento da atrofia vaginal e vulvar (sintomas de secura e coceira).
  • Prevenção da osteoporose na pós-menopausa em mulheres com risco de fraturas.
  • Controle da osteoporose na pós-menopausa em mulheres com risco de fraturas. O tratamento deve ser iniciado assim que possível após o início da menopausa.
  • Tratamento da falta ou diminuição de estrogênio devido a baixa produção por remoção cirúrgica dos ovários ou de sua insuficiência.
  • O tratamento com estrogênios conjugados naturais isolados está indicado para mulheres sem útero<ref> Bula do medicamento</ref>.

PADRONIZAÇÃO NO SUS

RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica)

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013, que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.


APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014

  • estrogênios conjugados 0,3mg (comprimido) e 0,625mg/g(creme vaginal)


DISPONIBILIZADO PARA

Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).

Referências

<references>