Mudanças entre as edições de "Alfacalcidol"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Classe terapêutica== Vitamina ==Nomes comerciais== Sigmacalcidol, Innosfen ==Principais informações== O Alfacalcidol é uma vitamina D sintética de administraç...')
 
Linha 9: Linha 9:
 
==Principais informações==
 
==Principais informações==
  
O [[Alfacalcidol]] é uma vitamina D sintética de administração oral, que se converte no fígado em calcitriol, que é a vitamina D3, regulando assim a absorção e utilização do cálcio pelo organismo. É indicado para hipocalcemia; osteodistrofia renal; osteoporose; raquitismo<ref>[http://www.tuasaude.com/alfacalcidol/].
+
O [[Alfacalcidol]] é uma vitamina D sintética de administração oral, que se converte no fígado em calcitriol, que é a vitamina D3, regulando assim a absorção e utilização do cálcio pelo organismo. É indicado para hipocalcemia; osteodistrofia renal; osteoporose; raquitismo<ref>[http://www.tuasaude.com/alfacalcidol/]</ref>.
  
 
== Padronização no SUS ==
 
== Padronização no SUS ==

Edição das 20h27min de 30 de setembro de 2013

Classe terapêutica

Vitamina

Nomes comerciais

Sigmacalcidol, Innosfen

Principais informações

O Alfacalcidol é uma vitamina D sintética de administração oral, que se converte no fígado em calcitriol, que é a vitamina D3, regulando assim a absorção e utilização do cálcio pelo organismo. É indicado para hipocalcemia; osteodistrofia renal; osteoporose; raquitismo<ref>[1]</ref>.

Padronização no SUS

Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento Alfacalcidol 0,25 e 1 mcg está padronizado pelo Ministério da Saúde, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, para o tratamento do hipoparatireoidismo (CID 10 E20.0, E20.1, E20.8, E89.2) e insuficiência renal crônica (CID 10 N18.0, N18.8, N25.0, N25.8), segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Programa, ao qual o município onde reside está vinculado.

Referências

<references/>