Mudanças entre as edições de "Everolimo"

De ceos
Ir para: navegação, pesquisa
(Página substituída por '<span style="font-size:large;color:blue">''Esta página encontra-se em atualização.''</span>')
Linha 1: Linha 1:
<span style="font-size:large;color:blue">''Esta página encontra-se em atualização.''</span>
+
==Classe terapêutica==
 +
 
 +
Antineoplásico, imunossupressor
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] – L01XE10 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=L01XE10 Código ATC] Acesso em: 20/09/2017</ref>(Oncológico) / L04AA18<ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=L04AA18 Código ATC] Acesso em: 20/09/2017</ref> (Imunossupressor)
 +
 
 +
==Nomes comerciais==
 +
 
 +
Afinitorᵀᴹ, Certican®, Osys®
 +
 
 +
==Indicações==
 +
 
 +
O medicamento [[everolimo]] é indicado para o tratamento de:
 +
 
 +
- Mulheres na pós-menopausa com câncer de mama avançado, receptor hormonal positivo, em combinação com um inibidor da aromatase, após terapia endócrina prévia.
 +
 
 +
- Pacientes com tumores neuroendócrinos avançados (NET) localizados no estômago e intestino, pulmão ou pâncreas.
 +
 
 +
- Pacientes com câncer avançado do(s) rim(ns) (Carcinoma avançado de Células Renais (CCR)) cuja doença tenha progredido durante ou após o tratamento com VEGFR – TKI, quimioterápicos ou imunoterápicos.
 +
 
 +
- Pacientes com angiomiolipoma renal associado a complexo de esclerose tuberosa (TSC) não necessitando de cirurgia imediata (em pacientes acima de 18 anos).
 +
 
 +
- Pacientes com astrocitoma subependimário de células gigantes (SEGA, um tumor cerebral específico) associado a complexo de esclerose tuberosa (TSC).<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=207302017&pIdAnexo=4524146 Bula do medicamento Afinitorᵀᴹ] Acesso em: 20/09/2017 </ref>
 +
 
 +
Também é utilizado para ajudar na prevenção da rejeição de rim, coração ou fígado transplantados. Deve ser utilizado com outros medicamentos imunossupressores, como a ciclosporina para microemulsão para transplante de rim e de coração, ou tacrolimo para transplante de fígado, e corticosteroides.<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10802932013&pIdAnexo=1913496 Bula do medicamento Certican®] Acesso em: 20/09/2017 </ref>
 +
 
 +
== Padronização no SUS ==
 +
 
 +
[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_rename_2017.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2017]
 +
 
 +
[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1554_30_07_2013.html Portaria nº 1.554 de 30 de julho de 2013]
 +
 
 +
[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7242&Itemid=85 Anexos da Portaria nº 1.554 de 30 de julho de 2013]
 +
 
 +
[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2014/prt0712_13_08_2014.html Portaria n° 712, de 13 de agosto de 2014] - Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Imunossupressão no Transplante Renal
 +
 
 +
[http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/junho/28/Portaria-PCDT-Imunossupressao-pos-transplante-hepatico_22_06_2017.pdf Portaria Conjunta SAS/SCTIE-MS n° 5, de 22 de junho de 2017] - Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Imunossupressão no Transplante Hepático em Adultos.
 +
 
 +
==Informações sobre o medicamento==
 +
 
 +
O medicamento [[everolimo]] está padronizado pelo Ministério da Saúde para '''Imunossupressão no Transplante Renal - CID10 Z94.0 e T86.1''' Encontra-se disponível pela SES/SC, via [[Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)]],''' nas apresentações de 0,5mg, 0,75mg e 1mg (comprimido),''' sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT de cada doença.
 +
 
 +
'''''Conforme informação repassada pela Gerência Técnica da Diretoria da Assistência Farmacêutica – GETEC/DIAF, em 18/08/2017, já está disponível o cadastro de pacientes no [[Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)]], em Santa Catarina, para Imunossupressão no Transplante Hepático em adultos que necessitem do medicamento: [[everolimo]] nas apresentações de 0,5mg, 0,75mg e 1mg (comprimido), para os CID10 Z94.4 e T86.4. A programação dos medicamentos ao Ministério da Saúde está vinculada ao cadastro dos pacientes e avaliação conforme os critérios do Protocolo Clínico Diretrizes Terapêuticas em Imunossupressão pós Transplante Hepático do Ministério da Saúde - [http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/junho/28/Portaria-PCDT-Imunossupressao-pos-transplante-hepatico_22_06_2017.pdf Portaria SAS/SCTIE MS nº 5 de 22/06/2017]. A dispensação dos medicamentos somente ocorrerá mediante estoque disponibilizado pelo Ministério da Saúde.'''''
 +
 
 +
 
 +
Consultar como o paciente pode ter [[Acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF]] e quais os documentos necessários.
 +
 
 +
 
 +
'''CABE AO PACIENTE A RESPONSABILIDADE DE BUSCAR ATENDIMENTO PELA VIA ADMINISTRATIVA''' por meio do CEAF e atender as exigências preconizadas no PCDT (exames, documentos, receita, termo de consentimento e laudo médico, entre outros) para solicitação e possibilidade de deferimento do medicamento. Os documentos serão analisados por técnicos da SES/SC, e estando de acordo com o protocolo, serão liberados e posteriormente ficarão disponíveis para o paciente na sua respectiva unidade de saúde e serão entregues conforme o tempo previsto para cada tratamento.
 +
 
 +
==Referências==
 +
<references/>
 +
 
 +
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''

Edição das 19h01min de 20 de setembro de 2017

Classe terapêutica

Antineoplásico, imunossupressor

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) – L01XE10 <ref>Código ATC Acesso em: 20/09/2017</ref>(Oncológico) / L04AA18<ref>Código ATC Acesso em: 20/09/2017</ref> (Imunossupressor)

Nomes comerciais

Afinitorᵀᴹ, Certican®, Osys®

Indicações

O medicamento everolimo é indicado para o tratamento de:

- Mulheres na pós-menopausa com câncer de mama avançado, receptor hormonal positivo, em combinação com um inibidor da aromatase, após terapia endócrina prévia.

- Pacientes com tumores neuroendócrinos avançados (NET) localizados no estômago e intestino, pulmão ou pâncreas.

- Pacientes com câncer avançado do(s) rim(ns) (Carcinoma avançado de Células Renais (CCR)) cuja doença tenha progredido durante ou após o tratamento com VEGFR – TKI, quimioterápicos ou imunoterápicos.

- Pacientes com angiomiolipoma renal associado a complexo de esclerose tuberosa (TSC) não necessitando de cirurgia imediata (em pacientes acima de 18 anos).

- Pacientes com astrocitoma subependimário de células gigantes (SEGA, um tumor cerebral específico) associado a complexo de esclerose tuberosa (TSC).<ref>Bula do medicamento Afinitorᵀᴹ Acesso em: 20/09/2017 </ref>

Também é utilizado para ajudar na prevenção da rejeição de rim, coração ou fígado transplantados. Deve ser utilizado com outros medicamentos imunossupressores, como a ciclosporina para microemulsão para transplante de rim e de coração, ou tacrolimo para transplante de fígado, e corticosteroides.<ref>Bula do medicamento Certican® Acesso em: 20/09/2017 </ref>

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME 2017

Portaria nº 1.554 de 30 de julho de 2013

Anexos da Portaria nº 1.554 de 30 de julho de 2013

Portaria n° 712, de 13 de agosto de 2014 - Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Imunossupressão no Transplante Renal

Portaria Conjunta SAS/SCTIE-MS n° 5, de 22 de junho de 2017 - Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Imunossupressão no Transplante Hepático em Adultos.

Informações sobre o medicamento

O medicamento everolimo está padronizado pelo Ministério da Saúde para Imunossupressão no Transplante Renal - CID10 Z94.0 e T86.1 Encontra-se disponível pela SES/SC, via Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), nas apresentações de 0,5mg, 0,75mg e 1mg (comprimido), sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT de cada doença.

Conforme informação repassada pela Gerência Técnica da Diretoria da Assistência Farmacêutica – GETEC/DIAF, em 18/08/2017, já está disponível o cadastro de pacientes no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), em Santa Catarina, para Imunossupressão no Transplante Hepático em adultos que necessitem do medicamento: everolimo nas apresentações de 0,5mg, 0,75mg e 1mg (comprimido), para os CID10 Z94.4 e T86.4. A programação dos medicamentos ao Ministério da Saúde está vinculada ao cadastro dos pacientes e avaliação conforme os critérios do Protocolo Clínico Diretrizes Terapêuticas em Imunossupressão pós Transplante Hepático do Ministério da Saúde - Portaria SAS/SCTIE MS nº 5 de 22/06/2017. A dispensação dos medicamentos somente ocorrerá mediante estoque disponibilizado pelo Ministério da Saúde.


Consultar como o paciente pode ter Acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica - CEAF e quais os documentos necessários.


CABE AO PACIENTE A RESPONSABILIDADE DE BUSCAR ATENDIMENTO PELA VIA ADMINISTRATIVA por meio do CEAF e atender as exigências preconizadas no PCDT (exames, documentos, receita, termo de consentimento e laudo médico, entre outros) para solicitação e possibilidade de deferimento do medicamento. Os documentos serão analisados por técnicos da SES/SC, e estando de acordo com o protocolo, serão liberados e posteriormente ficarão disponíveis para o paciente na sua respectiva unidade de saúde e serão entregues conforme o tempo previsto para cada tratamento.

Referências

<references/>

  • As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.