Mudanças entre as edições de "Losartana potássica"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014')
(Nomes comerciais)
Linha 5: Linha 5:
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Aradois, Cardvita, Corus, Cozaar, Lorsacor, Losartec, Losartion, Losatal, Torlós, Valtrian, Zaapress.
+
Aradois, Cardvita, Corus, Cozaar, Lorsacor, Losartec, Losartion, Losatal, Torlós, Valtrian, Zaapress, Zart.
  
 
==Principais informações==
 
==Principais informações==

Edição das 20h47min de 2 de junho de 2015

Classe terapêutica

Anti-hipertensivo; antagonista dos receptores da angiotensina II.

Nomes comerciais

Aradois, Cardvita, Corus, Cozaar, Lorsacor, Losartec, Losartion, Losatal, Torlós, Valtrian, Zaapress, Zart.

Principais informações

Losartana potássica é indicado para tratar hipertensão (pressão alta) ou insuficiência cardíaca (enfraquecimento do coração). Em pacientes com pressão alta e hipertrofia ventricular esquerda, losartana potássica reduziu o risco de derrame (acidente vascular cerebral) e de ataque cardíaco (infarto do miocárdio). Também pode ser indicado à pacientes com diabetes tipo 2 e proteinúria; nesse caso, losartana potássica pode retardar a piora da doença renal. [1]

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)

Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013

Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013

Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento Losartana potássica 50mg (comprimido) é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Ainda, o medicamento Losartana potássica 50mg está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

Referências

  1. ANVISA, Bulário Eletrônico online, 2012