Cloroquina

De ceos
Revisão de 16h55min de 16 de fevereiro de 2016 por Francianitc (Discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

NOMES COMERCIAIS

CLOROQUINA

REGISTRO NA ANVISA

SIM

CLASSE TERAPÊUTICA

Esquizonticida (para todas as espécies de Plasmodium) e gametocida (para P. vivax, P. malariae e P. ovale), sendo eficaz contra as formas eritrocíticas destas três espécies<ref>Bula do medicamento</ref>.

INDICAÇÃO

A cloroquina é indicada para tratamento da malária e amebíase hepática. Além disso, tem indicação para o tratamento da artrite reumatoide, lúpus e doenças que provocam sensibilidade dos olhos à luz<ref>Bula do medicamento</ref>.

PADRONIZAÇÃO NO SUS

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso para todas as doenças contempladas no CEAF, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde. É regulamentado pela Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013 e Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013.

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Programa, a qual o município onde reside está vinculado.


APRESENTAÇÃO PADRONIZADA

  • cloroquina 150mg (comprimido)


DISPONIBILIZADO PARA

Portadores de ARTRITE REUMATOIDE (CID10 M05.0, M05.3, M05.8, M06.0, M06.8, M08.0), segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.



RENAME 2014 / CESAF (Componente Estratégico de Assistência Farmacêutica)

O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS.

O financiamento e a aquisição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde, a distribuição às Regionais ou Municípios é de responsabilidade dos Estados e a dispensação é de responsabilidade dos municípios.


APRESENTAÇÕES PADRONIZADAS

  • cloroquina 150mg (na forma de difosfato de cloroquina – comprimido)


DISPONIBILIZADO PARA

Portadores do Malária, conforme Guia de vigilância em saúde (2014) e Guia prático de tratamento da malária no Brasil (2010).

Referências

<references>