Salbutamol

De ceos
Revisão de 19h23min de 20 de fevereiro de 2014 por Marinamaziz (Discussão | contribs) (Substituindo texto '[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4895&Itemid=128 Deliberação 192/CIB/11 de 22 de julho de 2011]' por '[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Broncodilatador - agonista ß2-adrenérgico seletivo

Nomes comerciais

Aero-ped, Aerodini, Aerofrin, Aerogreen, Aerojet, Aerolin, Aeromed, Aerotrat, Asmaflux, Asmaliv, Broncomix, Bronconal, Bronquil, Dilamol, Mebutol, Neutoss, Oxiterol, Prodotamol, Salburin, Salbutam, Salrolin, Saltamol, Teoden, Tussiliv

Principais informações

Salbutamol é um medicamento usado como broncodilatador e expectorante. Indicado no espasmo brônquico e afecções broncopulmonares, como asma, bronquite, bronquiectasia e enfisema pulmonar. Sintomas do parto prematuro durante o terceiro trimestre da gravidez, não complicada por condições como placenta prévia, hemorragia pré-parto ou toxemia gravídica. O salbutamol é um estimulante beta-adrenérgico de ação seletiva sobre musculatura brônquica e destituído de efeitos significativos sobre o sistema cardiovascular <ref> Bula do Medicamento </ref>.

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica)

Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013

Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013

Portaria Nº 971, de 15 de maio de 2012

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Asma

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Informações sobre o medicamento/alternativas

O fármaco salbutamol solução inalante 5mg/ml e aerossol 100mcg/dose é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ainda, este medicamento está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

Também está disponível, nas apresentações 100mcg (aerossol/frasco 200 doses) e solução inalante 5mg/ml, através do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica, para tratamento de pacientes com Asma (CID 10 J45; J45.1 e J45.8), segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Asma.

Este medicamento também é fornecido para o tratamento de pacientes com DPOC (CID 10 J44.0; J44.1 e J44.8), conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Componente, ao qual o município onde reside está vinculado.

Referências

<references/>