Nicergolina
Índice
Classe terapêutica
Vasodilatador
Nomes comerciais
Sermion
Principais informações
Nicergolina é um medicamento indicado para o tratamento de transtornos do metabolismo e circulação cerebrais, agudos e crônicos (por exemplo, arteriosclerose cerebral, trombose e embolia cerebral, decaimento cerebral decorrente do envelhecimento e síndrome psico-orgânica - demências senis e pré-senis - e isquemia cerebral transitória) [1].
Também é indicado para transtornos metabólico-vasculares periféricos, agudos e crônicos, arteriopatias orgânicas e funcionais dos membros (aneurisma, aterosclerose, trombose), doença de Raynaud (condição que afeta o fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo, mãos e pés, assim como dedos, nariz, lóbulos das orelhas, quando submetidos a frio intenso ou estresse) e outras síndromes por alteração da circulação periférica[2].
Nicergolina origina uma série de metabólitos que aumentam a recaptação e o consumo de glicose cerebral, a biossíntese de ácido nucleico (componente do DNA e RNA) e proteínas e parece atuar em vários sistemas de neurotransmissores (substâncias químicas que enviam informações pelas células nervosas) de transdução. Parece melhorar a função colinérgica cerebral[3].
Informações sobre o medicamento/alternativas
O medicamento nicergolina não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
Não existem alternativas terapêuticas disponibilizadas pelo SUS.