Hidrocortisona

De ceos
Revisão de 21h06min de 31 de julho de 2013 por Marinamaziz (Discussão | contribs) (Padronização no SUS)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Corticosteróide

Nomes comerciais

Berlison, Cortisonal, Cortiston, Cortizon, Flebocortid, Hidrosone, Hidyn H, Locoid, Nutracort, Solu-cortef, Stiefcortil, Therasona

Principais informações

Hidrocortisona atua como antiinflamatório, anti-asmático, anti-alérgico, em artropatias e em edema angioneurótico <ref> http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[26302-1-0].PDF Bula do Medicamento </ref>.

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)

Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Deliberação 192/CIB/11 de 22 de julho de 2011

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hiperplasia Adrenal Congênita

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Informações sobre o medicamento/alternativas

A hidrocortisona creme 1% poderá estar disponível nas unidades locais de saúde (postos de saúde), pois faz parte do elenco de referência dos medicamentos e insumos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, conforme Portaria GM nº. 4.217, de 28 de dezembro de 2010. De acordo com esta Portaria, a aquisição e distribuição deste medicamento são de responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas de gestão.

Ainda, o fármaco hidrocortisona 10 e 20 mg, comprimido, é disponibilizado pela SES/SC a pacientes portadores de hiperplasia adrenal congênita (CID 10 E25.0), cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, conforme critérios de inclusão estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hiperplasia Adrenal Congênita.

Em breve este medicamento também será fornecido para o tratamento de pacientes com DPOC (CID 10 J44.0; J44.1 e J44.8), conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Os medicamentos para DPOC ainda não estão sendo disponibilizados aos pacientes pois aguarda-se sua inclusão e publicação na Portaria do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica, para posterior entrada em vigor em todo o território nacional.

O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo para este Programa, ao qual o município onde reside está vinculado.

Referências

<references/>