Desvenlafaxina, succinato

De ceos
Revisão de 19h37min de 4 de setembro de 2013 por Marinamaziz (Discussão | contribs) (Principais informações)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antidepressivo, Inibidor da recaptação de serotonina/norepinefrina

Nomes comerciais

Pristiq

Principais informações

Desvenlafaxina está indicada no tratamento de depressão maior <ref> http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[26671-1-0].PDF Bula do Medicamento </ref>.

A desvenlafaxina é uma substância derivada da venlafaxina, a qual tem sido utilizado como antidepressivo desde a década de 1990. A substância foi ligeiramente modificada com o objectivo de reduzir os efeitos secundários em doentes com problemas no metabolismo da venlafaxina <ref> http://www.ema.europa.eu/docs/pt_PT/document_library/Medicine_QA/2010/01/WC500064247.pdf </ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

A Desvenlafaxina não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos: carbonato de lítio (estabilizador de humor), valproato de sódio ou ácido valpróico e carbamazepina (anticonvulsivantes), amitriptilina, clomipramina, nortriptilina e fluoxetina (antidepressivos); haloperidol, biperideno e clorpromazina (antipsicótico), clonazepam e diazepam (ansiolíticos), que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

<references/>