Adesivos transdérmicos de nicotina

De ceos
Revisão de 12h11min de 1 de agosto de 2014 por Francianitc (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Antitabagismo ==Nomes comerciais== Niquitin ==Principais informações== Os adesivos de nicotina devem ser utilizados como parte de um programa de...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Antitabagismo

Nomes comerciais

Niquitin

Principais informações

Os adesivos de nicotina devem ser utilizados como parte de um programa de interrupção do tabagismo. São indicados para o alívio do desejo de fumar e outros sintomas de abstinência tais como irritabilidade, frustração, raiva, ansiedade, agitação, insônia e dificuldade de concentração associados à interrupção do tabagismo <ref>[1] Bula do medicamento</ref>.

O produto destina-se ao uso por adultos. Adolescentes fumantes, entre 12 e 17 anos de idade, devem ser acompanhados pelo médico. Deve ser aplicado um adesivo por dia, sempre no mesmo horário, preferencialmente logo cedo ao acordar e ele poderá ser removido antes de deitar (após um período de uso de, pelo menos, 16 horas). Um novo adesivo deverá ser aplicado ao acordar. O uso por 24 horas é recomendado para otimizar os efeitos contra o desejo intenso de fumar que é comum pela manhã<ref>[2] Bula do medicamento</ref>.

Autoridades nacionais e internacionais em prevenção e controle do uso do tabaco, assim como inúmeras instituições públicas e privadas, vêm desenvolvendo esforços no sentido de conscientizar a sociedade sobre a importância das ações de prevenção do fumo e de assistência ao fumante. Tomando como referência o entorno social, econômico e cultural dos fumantes, ações educativas pontuais, contínuas e programas sanitários estão sendo desenvolvidos e implementados no Brasil, contando com o apoio da municipalização das ações de controle do tabagismo e de outros fatores de risco de câncer. Fumantes em geral devem ser encorajados a deixar de fumar através de métodos de conduta já conhecidos que cortam fatores chave de condicionamento tais como mudança de alguns hábitos e horários, supressão do café, diminuição do estresse, evitar contato com amigos fumantes no início da tomada da decisão. Usuários de adesivos de nicotina devem parar de fumar completamente durante a terapia já que poderão apresentar reações adversas caso continuem fumando durante a terapia com os adesivos que contêm nicotina<ref>[3] Bula do medicamento</ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

Os adesivos transdérmicos de nicotina, nas concentrações de 21, 14 e 7 mg, estão padronizados pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, o qual é regulado pela Portaria GM nº 1.035 de 31 de maio de 2004, regulamentada pela Portaria SAS/MS/ nº 442 de 13 de agosto de 2004. De acordo com esta Portaria, o financiamento, a aquisição e distribuição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde.

Referências

<references>