Vareniclina, tartarato

De ceos
Revisão de 17h57min de 20 de fevereiro de 2013 por Autor (Discussão | contribs) (Informações sobre o medicamento/alternativas)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Agonista parcial e seletivo dos receptores nicotínicos cerebrais

Nomes comerciais

Champix

Principais informações

A vareniclina é um medicamento indicado na interrupção do tabagismo.

Acredita-se que a eficácia da vareniclina na interrupção do tabagismo é resultado da atividade agonista parcial da vareniclina no receptor nicotínico α 4 β 2, onde sua ligação produz um efeito suficiente para aliviar os sintomas de desejo intenso e síndrome de abstinência (atividade agonista), ao mesmo tempo em que resulta em bloqueio dos efeitos de recompensa e reforço do tabagismo ao evitar a ligação da nicotina aos receptores α 4 β 2 (atividade antagonista)<ref> Bula do medicamento Champix - Laboratórios Pfizer </ref>.

Estudos demonstraram que a Vareniclina, apesar de se um medicamento com menos tempo de investigação, aparentemente tem efeito mais prolongado (permanência sem fumar), em comparação a bupropiona <ref> Wannmacher, Lenita. Tratamento medicamentoso antitabagismo. Temas selecionados - Uso Racional de Medicamentos. ISSN 1810-0791 Vol. 4, Nº 4; Brasília, março de 2007 </ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento vareniclina não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Como alternativa terapêutica, a Bupropiona está disponível nas unidades locais de saúde (postos de saúde), através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, o qual é regulado pela Portaria GM nº 1.035 de 31 de maio de 2004, regulamentada pela Portaria SAS/MS/ nº 442 de 13 de agosto de 2004. De acordo com esta Portaria, o financiamento, a aquisição e distribuição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde.

Além disso, também são fornecidos adesivos transdérmicos de nicotina, nas concentrações de 21, 14 e 7 mg e goma de mascar com nicotina 2 mg.

Referências

<references/>