Dexametasona, Implante Biodegradável para Uso Oftálmico

De ceos
Revisão de 11h20min de 13 de abril de 2016 por Autor (Discussão | contribs) (Principais informações)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Glicocorticosteróide sintético usado principalmente por seus potentes efeitos anti-inflamatórios.

Nomes comerciais

Ozurdex® (Allergan)

Principais informações

Os corticosteroides são agentes anti-inflamatórios potentes. Eles inibem os macrófagos, que liberam os fatores de crescimento angiogênicos e diminuem a expressão da molécula que medeia a adesão e a transmigração de leucócitos; foi observado que eles reduzem a formação de neovasos associados à DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade). Além deste mecanismo anti-inflamatório, os corticosteroides alteram a composição da membrana basal endotelial que levaria ao edema macular.

Este medicamento se apresenta em forma de bastão para aplicação intraocular e contém 0,7mg de Dexametasona, e para aplicação faz-se necessário, profissional médico habilitado para aplicações intravítreas. Esta apresentação possui registro na ANVISA número 1014701760015, com vencimento do registro em 07/2020, é um sistema aplicador de implante de dexametasona em uma matriz biodegradável e seu uso está aprovado para: <ref>[ Bula Ozurdex http://www.allergan.com.br/Bulas/Documents/ozurdex_profissional.pdf] <ref/>

- Tratamento do edema da mácula (acúmulo de líquido dentro do olho) após oclusão de pequenas veias da retina. - Tratamento de processos inflamatórios da parte posterior dos olhos, como a uveítes de origem não infecciosa (inflamação afetando a parte posterior do olho). - Tratamento de edema macular diabético(EMD). Apesar do registro do medicamento tenha ocorrido em 2010, o uso para tratamento de EMD foi aprovado em Agosto de 2014.

O tempo de meia vida da dexametasona quando injetada no humor vítreo é de 5,5 horas, o que limita a utilização clínica. Mas o polímero sólido biodegradável que compõe a apresentação do Ozurdex possibilita um efeito clínico entre três e seis meses.

Seu uso esta contraindicado em paciente com infecções ou incluindo as infecções por vírus que atingem a córnea e a conjuntiva, como herpes simples, vacínia, varicela (catapora), infecções por micobactérias e por fungos; Pacientes com glaucoma avançado; Pacientes afácicos com ruptura da cápsula posterior do cristalino; Pacientes com olhos com lente intraocular de câmara anterior (ACIOL), lente intraocular fixada na íris ou com fixação escleral e quando houver ruptura da cápsula posterior do cristalino.

Informações sobre o medicamento/alternativas

Não há alternativas padronizadas no SUS

Referências